quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Catequese diária - 22/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 1,46-56)

Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Santo do dia: Santa Francisca Xavier Cabrini.


Ó REI DAS NAÇÕES

“Ó Rei das nações. Desejado dos povos; / ó Pedra angular, que os opostos unis: / Ó, vinde e salvai esse homem tão frágil, / que um dia criastes do barro da terra!”


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A árvore de #Natal evoca o renascimento, o dom de Deus que se une ao homem para sempre, que nos presenteia a sua vida. As luzes do abeto evocam as de Jesus, a luz do amor que continua a resplandecer nas noites do mundo.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Tempo de #Advento serve para parar e perguntar-nos como preparar o #Natal. Estamos ocupados com tantos preparativos, com presentes e coisas que passam, mas perguntemo-nos o que devemos fazer por Jesus e pelos outros!

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Assumamos um compromisso concreto, mesmo que pequeno, que se ajuste à nossa situação de vida, e levemo-lo a cabo para nos prepararmos para este #Natal: telefonar àquela pessoa sozinha, visitar aquele idoso ou doente, fazer algo para servir um necessitado... #Advento

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Jesus é o nome e o rosto do amor de Deus que veio habitar entre nós. Faço votos que cada um de vocês tenha o desejo de buscá-lo e a alegria de encontrá-lo neste #Natal.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

São muitas as Igrejas locais, congregações religiosas e organizações católicas que estão prontas para acolher e acompanhar os migrantes para uma fecunda integração. É preciso apenas que os países abram uma porta, a porta do coração! Não deixemos de fazer isso neste Natal!

"Glorifica o Senhor a alma daquele que consagra todos os sentimentos da sua vida interior ao louvor e serviço de Deus e, pela observância dos mandamentos, mostra que está a pensar sempre no poder da majestade divina. Exulta em Deus, seu Salvador, o espírito daquele que se alegra apenas em meditar no seu Criador, de quem espera a salvação eterna. Embora estas palavras se apliquem a todas as almas santas, adquirem contudo a sua ressonância mais perfeita ao serem proferidas pela bem-aventurada Mãe de Deus, que, por singular privilégio, amava com perfeito amor espiritual Aquele cuja concepção corporal no seu seio era a causa da sua alegria. Com razão pôde ela exultar, mais que todos os outros santos, em Jesus, seu Salvador, porque sabia que o eterno Autor da salvação havia de nascer da sua carne com nascimento temporal, e, sendo uma só e mesma pessoa, havia de ser ao mesmo tempo seu Filho e seu Senhor."

(São Beda)


"Nossa Mãe meditara longamente sobre as palavras das mulheres e dos homens santos do Antigo Testamento, que esperavam o Salvador, e sobre os acontecimentos de que tinham sido protagonistas. Admirara aquele cúmulo de prodígios, o esbanjamento da misericórdia de Deus sobre o seu povo, tantas vezes ingrato. Agora, ao considerar essa ternura do Céu, incessantemente renovada, brota o afeto do seu Coração imaculado."
(São Josemaria Escrivá)


Reflexão do Papa Bento XVI:



Nenhum comentário:

Postar um comentário