segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Catequese diária - 27/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 20,2-8)

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

Santo do dia: São João, apóstolo e evangelista.

By François GOGLINS - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=30157682

Santa Fabíola.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Abraçar Jesus nos pequenos de hoje, amá-Lo nos últimos, servi-Lo nos pobres. São eles os mais parecidos com Jesus, nascido pobre. E é nos pobres que Ele quer ser honrado. #TempodeNatal

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O Apóstolo João nos fala do fundamento do amor: nós podemos amar, porque Deus nos amou por primeiro. Que o Espírito Santo nos dê a força e a alegria de amar os irmãos e manifestar, assim, o amor que temos por Ele. #HomiliaSantaMarta

"O Senhor Jesus amou este discípulo mais do que os outros [...] e abriu-lhe os segredos do Céu [...] para fazer dele o escrivão do mistério profundo sobre o qual o homem não é capaz de falar por si mesmo: o mistério do Verbo, da Palavra de Deus, do Verbo que Se fez carne; ele é fruto desse amor."

(Rupert de Deutz, monge)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Às vezes acontece que, à paciência com que Deus trabalha o terreno da história e trabalha também o terreno do nosso coração, opomos a impaciência de quem julga tudo imediatamente: agora ou nunca, agora já. E assim perdemos aquela virtude, 'pequena' mas a mais bela: a esperança."

(Papa Francisco)

"O Senhor deseja fazer de cada um de nós um discípulo que vive uma amizade pessoal com Ele. Para realizar isto não é suficiente segui-lo e ouvi-lo exteriormente; é preciso também viver com e como Ele. Isto é possível apenas no contexto de uma relação de grande familiaridade, repleto do calor de uma total confiança."

(Papa Bento XVI)

https://opusdei.org/pt-br/article/meditacoes-27-de-dezembro-sao-joao-apostolo-e-evangelista/

"Em particular, deve recordar-se o que afirma, juntamente com Pedro, diante do Sinédrio que os está a processar: 'Quanto a nós, não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos' (At 4, 20). Precisamente esta franqueza ao confessar a própria fé permanece um exemplo e uma admoestação para todos nós a estarmos sempre prontos para declarar com determinação a nossa inabalável adesão a Cristo, antepondo a fé a qualquer cálculo ou interesse humano."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060705.html

"Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter envia­do ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados. Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros."

(1 Jo 4,7-11)

Lembremo-nos das almas do Purgatório!

By Krzysztof Maria Różański, (Upior polnocy) - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1612411

Nenhum comentário:

Postar um comentário