domingo, 5 de dezembro de 2021

Catequese diária - 5/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 3,1-6)

1No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Itureia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; 2quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.

3E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. 5Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. 6E todas as pessoas verão a salvação de Deus’".

Santo do dia: São Sabas.

Beato Nicolau Steno.


Papa Francisco

@Pontifex_pt

Peçamos a graça de acreditar que, com Deus, as coisas mudam, que Ele cura os nossos medos, sara as nossas feridas, transforma lugares áridos em nascentes de água. Peçamos a graça da esperança que reanima a fé e reacende a caridade. #ViagemApostólica

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Na vida não faltam momentos em que se tem a impressão de encontrar-se no deserto. E é precisamente aí que Se faz presente o Senhor com palavras de proximidade, compaixão e ternura: «Não temas, porque Eu estou contigo» (41, 10). #ViagemApostólica

Papa Francisco

@Pontifex_pt

A nós, como Igreja, é-nos pedido para sermos fermento que, escondido, paciente, leveda a massa do mundo, graças  ao Espírito Santo. O segredo do Reino de Deus está contido nas pequenas coisas, naquilo que frequentemente não se vê nem faz rumor. #ViagemApostólica

VISITA AOS REFUGIADOS

DISCURSO DO PAPA FRANCISCO

“Reception and Identification Centre” em Mytilene

Domingo, 5 de dezembro de 2021

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2021/december/documents/20211205-grecia-rifugiati.html

"Essa tua santa impaciência por servir a Deus não Lhe desagrada. - Mas será estéril se não for acompanhada de um efetivo melhoramento na tua conduta diária."

(São Josemaría Escrivá)

"'Endireitai as suas veredas'. Para encontrar o nosso Redentor é necessário 'converter-se', ou seja, caminhar em direção a Ele com fé jubilosa, abandonando aqueles modos de pensar e de viver que nos impedem de O seguir plenamente.

Perante a Boa Nova de um Deus que, por nosso amor, se despoja de si mesmo e assume a nossa condição humana, não podemos deixar de abrir o coração ao arrependimento; não nos podemos fechar no orgulho e na hipocrisia, excluindo-nos da possibilidade de encontrar a verdadeira paz.

(...)

Este empenho de conversão funda-se na certeza de que a fidelidade de Deus nunca esmorece, não obstante tudo o que podemos encontrar de negativo em nós e em nosso redor."

(São João Paulo II)

https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/angelus/1999/documents/hf_jp-ii_ang_05121999.html

"É no interior deste contexto histórico que se insere o autêntico e grandioso acontecimento, a Natividade de Cristo, que os contemporâneos nem sequer notarão. Para Deus, os grandes da história servem de moldura para os pequenos!

(...)

Na sociedade consumista, na qual somos tentados a procurar a alegria nas coisas, João Batista ensina-nos a viver de maneira essencial, a fim de que o Natal seja vivido não só como uma festa exterior, mas como a festa do Filho de Deus que veio trazer aos homens a paz, a vida e a alegria verdadeira."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20121209.html

"'O deserto será atravessado por um caminho puro, que se chamará caminho sagrado' (Is 35,8), prossegue Isaías. O caminho puro é a força do Evangelho, penetrando a vida, é a purificação do Espírito. Porque o Espírito retira a mancha impressa na alma humana, libertando-a do pecado e limpando toda a nódoa. Este caminho, que é chamado santo e puro, é inacessível a quem não está purificado. Com efeito, ninguém pode viver segundo o Evangelho sem ter sido purificado pelo santo batismo; ninguém pode viver assim sem fé. [...]

Só os que foram libertados da tirania do demônio poderão ter a vida gloriosa que o profeta ilustra com estas imagens: 'Aí não haverá leões, nem animal feroz por aí passará' (Is 35,9). Anteriormente, com efeito, qual animal feroz, o diabo, o inventor do pecado, atacava os habitantes da Terra com os espíritos maus. Mas ele foi reduzido por Cristo a puro nada, afastado para longe do rebanho dos crentes, despojado do domínio que exercia sobre eles."

(São Cirilo de Alexandria)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário