sábado, 4 de dezembro de 2021

Catequese diária - 4/12/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 9,35–10,1.6-8)

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.

36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.

Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

Santo do dia: Santa Bárbara.

Por © José Luiz Bernardes Ribeiro, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24680068

São João Damasceno.


VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO
A CHIPRE E À GRÉCIA
(2-6 DE DEZEMBRO DE 2021)

ENCONTRO COM AS AUTORIDADES, A SOCIEDADE CIVIL E O CORPO DIPLOMÁTICO

DISCURSO DO PAPA FRANCISCO

Palácio Presidencial em Atenas
Sábado, 4 de dezembro de 2021


O santo que defendeu as imagens sagradas:

“Outrora, nenhuma imagem havia de Deus, desprovido de corpo e de figura. Mas agora, depois que Deus foi visto na carne e viveu com os homens, em razão da parte em que se deu a ver, posso dele formar uma imagem” (São João Damasceno, De imag. I 16).

https://padrepauloricardo.org/episodios/a-heresia-do-iconoclasmo

Não tem pecados mortais? Cuidado para não fazer uma Confissão inválida!

(padre Leonardo Wagner)

https://www.youtube.com/watch?v=DqksKVJdmT4

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Desejo apelar a uma visão comunitária face à questão migratória e encorajar a ter atenção aos mais necessitados para que, segundo as possibilidades de cada país, sejam acolhidos, promovidos e integrados no respeito dos seus direitos humanos e da sua dignidade. #ViagemApostólica

"O que é infinito, sem limites, veio morar no teu seio; Deus, o Menino Jesus, alimentou-Se do teu leite. Tu és a porta de Deus sempre virginal; as tuas mãos seguram o teu Deus; os teus joelhos são um trono mais elevado do que os querubins. […] Tu és a câmara nupcial do Espírito, 'um rio! Os seus canais alegram a cidade de Deus', isto é, a torrente dos dons do Espírito. Tu 'és formosa, a bem amada' de Deus (Ct 4,7)."

(São João Damasceno)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/salve-o-cheia-de-graca-sao-joao-damasceno-c-675-749-monge-teologo-doutor-da-igreja-homilia-sobre-a-natividade-da-virgem-%C2%A7-9-sc-80-2/

"A vida cristã é para servir. É muito triste quando encontramos cristãos que, no início da sua conversão ou da sua consciência de serem cristãos, servem, estão abertos a servir, servem o povo de Deus, e depois acabam usando o povo de Deus."

"De graça re­ce­bestes, de graça deveis dar, para que as graças de Deus possam chegar ao coração de todos."

(Papa Francisco)

https://cleofas.com.br/papa-francisco-a-salvacao-nao-se-compra-deus-nos-salva-de-graca/

"Tínhamos necessidade da vinda de um Salvador; o estado em que se encontravam os homens tornava a sua presença indispensável. Que o Salvador venha depressa! Que Ele venha habitar no meio de nós pela fé, em toda a riqueza da sua graça. Que Ele venha arrancar-nos da nossa cegueira, que nos liberte das nossas enfermidades, que tome conta da nossa fraqueza! Se Ele está em nós, quem poderá extraviar-nos? Se Ele está no meio de nós, o que não poderemos fazer naquele que é a nossa força! (cf Fil 4,13) 'Se Ele está a nosso favor, quem estará contra nós?' (Rom 8,31)."

(São Bernardo)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Progrido na minha fidelidade a Cristo, em desejos de santidade, em generosidade apostólica na minha vida diária, no meu trabalho quotidiano entre os meus colegas de profissão? Cada um deve responder a estas perguntas sem ruído de palavras. E perceberá como é necessária uma nova transformação, para que Cristo viva em nós, para que a sua imagem se reflita sem distorções na nossa conduta."

(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/o-anuncio-do-reino-de-deus/

"'Rogai, portanto, ao Senhor da messe'! Isto quer dizer também: não podemos simplesmente 'produzir' vocações, elas devem vir de Deus. Não podemos, como talvez noutras profissões, por meio de uma propaganda bem orientada, mediante, por assim dizer, estratégias adequadas, simplesmente reclutar pessoas. O chamado, partindo do coração de Deus, deve sempre encontrar o caminho até ao coração do homem. E, contudo: exatamente para que chegue aos corações dos homens é necessária também a nossa colaboração. Antes de tudo, rogar ao Senhor da messe significa certamente rezar para isso, despertar o coração e dizer: 'fazei por favor! Incentivai os homens! Acendei neles o entusiasmo e a alegria pelo Evangelho! Fazei-lhes entender que este é o tesouro mais precioso do que todos os outros tesouros e que quem o descobriu deve transmiti-lo!'"

(Papa Bento XVI)

https://blog.cancaonova.com/discipulosemissionarios/2009/06/23/rogai-portanto-ao-senhor-da-messe-para-que-envie-trabalhadores-para-a-sua-messe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário