sábado, 11 de fevereiro de 2023

Catequese diária - 11/02/2023

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 8,1-10)

— O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. (Mt 4,4b)

1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.

4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”.

6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que o distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo.

7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.

NOSSA SENHORA DE LOURDES


By British Province of Carmelites - https://www.flickr.com/photos/gbcarmelite/9682420374/, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=123547148

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje é o #DiaMundialdoDoente. Como o Bom Samaritano, paremos e cuidemos dos doentes e sofredores. Que #NossaSenhoradeLourdes abençoe todos os doentes e aqueles que cuidam deles com amor. 
@VaticanIHD

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Pela experiência da fragilidade e da doença, podemos aprender a caminhar juntos segundo o estilo de Deus, que é proximidade, compaixão e ternura. #DiaMundialdoDoente 
@VaticanIHD

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE PAPA FRANCISCO
PARA O XXXI DIA MUNDIAL DO DOENTE

(11 de fevereiro de 2023)

«Trata bem dele!»
A compaixão como exercício sinodal de cura


"Não foi graças à força do alimento que o santo profeta Elias, quase a desfalecer, conseguiu caminhar durante quarenta dias (1Rs 19,8)? Foi um anjo que lhe deu esse alimento; a vós, é o próprio Cristo que vos alimenta. Se conservardes o alimento assim recebido, não caminhareis quarenta dias e quarenta noites [...], mas quarenta anos, desde a vossa saída dos confins do Egito até à vossa chegada à terra da abundância, à terra onde correm o leite e o mel (Ex 3,8)."
(Santo Ambrósio de Milão)


"A sua compaixão não é um sentimento indefinido; ao contrário, mostra toda a força da sua vontade de estar próximo de nós e de nos salvar. Jesus ama-nos em grande medida e quer permanecer perto de nós.
(...)
O Senhor vai ao encontro das necessidades dos homens, mas deseja tornar cada um de nós concretamente partícipe da sua compaixão.
(...)
Jesus viu a multidão, encheu-se de compaixão por ela e multiplicou os pães; e assim faz a mesma coisa com a Eucaristia. Quanto a nós, crentes, que recebemos este pão eucarístico somos levados por Jesus a oferecer este serviço ao próximo, com a sua própria compaixão. Este é o percurso."
(Papa Francisco)



By Giorgio Minguzzi - https://www.flickr.com/photos/iz4aks/8828104162, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=123553693

Nenhum comentário:

Postar um comentário