segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Catequese diária - 20/02/2023

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 9,14-29)

— Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis. (2Tm 1,10)

Naquele tempo, 14descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.

15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 16Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles?” 17Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”.

19Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 20E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.

21Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 22E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.

23Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. 24O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. 25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”.

26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” 27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.

28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” 29Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.

Santo do dia: São Francisco e Santa Jacinta Marto.


By Fallaner - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=117475496

"O Senhor nos convida a não responder o mal com o mal, a ousar no bem, mesmo se recebermos pouco ou nada em troca. Porque é este o amor que lentamente transforma os conflitos, supera as inimizades e cura as feridas do ódio."
(Papa Francisco)

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Não esqueçamos aqueles que sofrem. Penso na Síria e na Turquia, nas numerosas vítimas do terremoto; no querido povo ucraniano e a tantos povos que sofrem por causa da guerra ou pela pobreza, pela falta de liberdade ou devastação ambiental.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #JustiçaSocial requer que lutemos contra as causas da pobreza, da desigualdade, da falta de trabalho, de terra e de habitação; contra aqueles que negam os direitos sociais e laborais; e contra a cultura que leva a usar os outros, tirando sua dignidade.

"A fé vem-nos do Alto. Quem não crê deve implorar humildemente a graça da sua vinda; e nós, que possuímos este dom de Deus, devemos pedir-Lhe que no-lo aumente: 'Eu creio, mas ajuda a minha pouca fé'. É sempre possível sofrer tentações contra a fé, mas elas tornam-se um estímulo para a nossa oração; dessa maneira, tornam a nossa fé mais viva, levando-nos a apreciar melhor o seu carácter sobrenatural e gratuito."
(Beato Columba Marmion)


"Oração: é a hora das intimidades santas e das resoluções firmes."

"Como era bem pensada a súplica daquela alma que dizia: - Senhor, não me abandones; não reparas que há 'outra pessoa' que me puxa pelos pés?!"

(São Josemaria Escrivá)


Lembremo-nos das almas do Purgatório!


By Jl FilpoC - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=105056064

Nenhum comentário:

Postar um comentário