sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Catequese diária - 17/02/2023

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 8,34–9,1)

— Eu vos chamo meus amigos, pois, vos dei a conhecer o que o Pai me revelou. (Jo 15,15b)

Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.

36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”. 9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.

Santo do dia: Sete santos fundadores dos Servitas.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A #Quaresma é tempo de graça na medida em que nos pusermos à escuta de Jesus, que nos fala na Palavra de Deus e nos irmãos, sobretudo nos rostos e vicissitudes daqueles que precisam de ajuda. 

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
PARA A QUARESMA DE 2023

Ascese quaresmal, itinerário sinodal


"Cruz, trabalhos, tribulações: tê-los-ás enquanto viveres. - Por esse caminho foi Cristo, e não é o discípulo mais que o Mestre."
(São Josemaria Escrivá)


"Nos fará bem parar um pouco — cinco ou dez minutos — e perguntar: qual é a velocidade da minha vida? Medito sobre o que faço? Qual é a minha relação com Deus, com a família?"
"Hoje, quando pararmos para pensar nisto, para tomar decisões e escolher, saibamos que o Senhor está ao nosso lado para nos ajudar. Ele nunca nos deixa sozinhos. Está sempre ao nosso lado, também na hora da escolha."
"Tenhamos confiança no Senhor; e quando nos diz 'escolhe entre o bem e o mal', que Ele nos ajude a escolher o bem."
(Papa Francisco)


"Se nos dá cruzes, beijemo-las: 'bona crux' é a graça das graças; é caminhar, mais que nunca, com a mão na mão de Jesus, é aliviá-lo, levando a sua cruz como Simão, o Cireneu; é o nosso Bem-Amado a convidar-nos a declarar-Lhe e a provar-Lhe o nosso amor. [...] Dores da alma, sofrimentos do corpo, 'alegrai-vos e exultai nesse dia' (Lc 6,23): Jesus chama-nos, pede-nos que Lhe digamos que O amamos, e que Lho repitamos tanto tempo quanto o que durar o nosso sofrimento. [...] Toda a cruz, grande ou pequena, até mesmo uma contrariedade, é um apelo do Bem-Amado. Ele pede-nos uma declaração de amor, e uma declaração que dure tanto tempo quanto durar essa cruz."
(São Charles de Foucauld)



By No photographers provided. Sculptures were done by Michele Caltagirone, who died in 1928. - All images are from the Italian Catholic Church's cultural heritage database located athttps://www.beweb.chiesacattolica.it/, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=119458946

Nenhum comentário:

Postar um comentário