sábado, 4 de fevereiro de 2023

Catequese diária - 4/02/2023

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 6,30-34)

— Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. (Jo 10,27)

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.

34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

Santo do dia: São João de Brito.


Por Cleetuscls - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=61068421

O primeiro sábado do mês é dedicado ao Imaculado Coração de Maria.


By Jebulon - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11243792

Ato de desagravo:


Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Não podemos permanecer neutrais face ao sofrimento provocado pela injustiça e as violências, porque, onde quer que uma mulher ou um homem seja ferido nos seus direitos fundamentais, é ofendido Cristo. #ViagemApostólica #SudãodoSul 

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Todos nós carregamos no coração o desejo de viver como irmãos, na ajuda recíproca e em harmonia. O fato de que isso muitas vezes não se verifique - e infelizmente temos sinais dramáticos disso - deveria estimular ainda mais a busca da #FraternidadeHumana. 
@alimamaltayeb

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Em nome de Deus, em Quem tanta gente do #SudãodoSul acredita, é a hora de dizer basta: basta de sangue derramado, basta de violências e recíprocas acusações. Basta de destruição, é a hora de construir! Deixe-se para trás o tempo da guerra e surja um tempo de paz!

DISCURSO DO SANTO PADRE
(Sudão do Sul)

Catedral de Santa Teresa, Juba
Sábado, 4 de fevereiro de 2023


"Vede como é grande a sua bondade, meus irmãos: Ele, que já está no Céu à direita do Pai, continua a desejar penar conosco na Terra.
(...)
Sim, a verdadeira misericórdia vinda do Céu, isto é, Cristo Senhor nosso, criou-te quando ainda não existias, procurou-te quando andavas perdido e resgatou-te quando tinhas sido vendido. (...) E ainda agora Cristo Se digna incorporar-Se na humanidade todos os dias; mas, infelizmente, nem todos os homens aceitam abrir-Lhe a porta do seu coração."
(São Cesário de Arles)


"Não se trata apenas de descanso físico, mas é também repouso do coração. Dado que não é suficiente 'desligar a tomada', é preciso descansar verdadeiramente. E como se faz isto? Para o fazer, é necessário voltar à essência das coisas: parar, ficar em silêncio, rezar, para não passar da correria do trabalho à correria das férias. Jesus não evitava as necessidades da multidão, mas todos os dias, antes de mais nada, retirava-se em oração, em silêncio, na intimidade com o Pai."
(Papa Francisco)


"Também hoje olha para tanta gente oprimida por condições de vida difíceis, mas também desprovida de pontos de referência válidos para encontrar um sentido e uma meta para a existência. (...) O olhar de Cristo pousa sobre todas estas pessoas, aliás, sobre cada um destes filhos do Pai que está nos céus: 'Vinde a mim, vós todos...'."
(Papa Bento XVI)


"Enamora-me tanto a imagem de Cristo, rodeado à direita e à esquerda pelas suas ovelhas, que a mandei colocar no oratório onde celebro habitualmente a Santa Missa; e em outros lugares, como despertador da presença de Deus, fiz gravar as palavras de Jesus: Cognosco oves meas et cognoscunt me meae*, para considerarmos a todo o momento que Ele nos repreende, ou nos instrui e nos ensina como o pastor à sua grei."
(São Josemaria Escrivá)

(*) “Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem” (N. do T.).



By AgainErick - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=117580954

Nenhum comentário:

Postar um comentário