Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!
23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas!26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.
Jesus revela um ensinamento estranho ao mundo: feliz quem sofre. Mas feliz quem sofre as tristezas neste mundo, quem não se apega aos prazeres e riquezas, e consegue viver tanto na fartura como na pobreza, sem se deixar levar, porque tem a alma fortalecida por Deus. Os que são perseguidos são bem-aventurados, porque decidiram permanecer obedientes a Deus, enquanto alguns renunciam à fé em troca de prestígio e bem-estar passageiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário