sábado, 8 de novembro de 2014

Evangelho 8/11/2014 - Fiel nas pequenas coisas

(Lc 16,9-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.
Jesus nos ensina a utilizar o dinheiro e os bens materiais para o bem, a serviço de Deus. Se não formos fiéis com o que Ele nos deu aqui na terra, como podemos ser dignos de receber a vida eterna? Cristo não condena que tenhamos dinheiro, e sim que nos façamos servos dele. Nossa prioridade é o Reino de Deus, e devemos usar o que nos pertence para colaborar com o Senhor.
Jesus critica mais uma vez a hipocrisia dos fariseus e declara o contraste entre os pensamentos divinos e os humanos; o cristão deve evitar a vaidade, a ganância, a ambição desenfreada, a busca de glórias e prazeres terrenos que o fazem esquecer-se de que esta vida é passageira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário