Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.
20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.
Jesus ensina uma grande verdade: as impurezas do homem surgem em seu coração. Fomos contaminados pelo pecado. Se nosso coração tem maus pensamentos e consentimos neles, somos impulsionados a cometer maldades. Só Deus pode limpá-lo verdadeiramente. Por isso, não adianta ter postura piedosa se não conseguimos controlar o que se passa dentro de nós. Jesus nos diz para limpar o interior, e então o exterior estará igual (Mt 23,26).
Nenhum comentário:
Postar um comentário