terça-feira, 3 de novembro de 2015

Evangelho 3/11/2015 - O banquete do Reino

(Lc 14,15-24)


Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’.

18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’.
21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.
22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.

O Senhor nos convida para seu banquete. Muitas vezes, nós recusamos e colocamos outras coisas como prioridade, mesmo participando de missas e práticas piedosas. Ele quer fazer parte de nossa vida e quer também que acolhamos o Reino, buscando-o em primeiro lugar (Mt 6,33). Os pobres, os enfermos e outros excluídos aceitam o convite do banquete com maior facilidade, porque são desprendidos das coisas da terra, deixam-se tocar pela bondade e misericórdia de Deus. Abramos as portas da nossa vida para o Senhor: que tudo o que fizermos seja para a glória Dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário