Naquele tempo, 38Jesus dizia, no seu ensinamento a uma grande multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”.
41Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.
42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada.
43Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.
Jesus elogia a pobre viúva, porque ela deu tudo o que tinha como oferta para Deus. Nossa doação deve ser total, de coração, não importa nossa condição financeira. O Senhor conhece nossas intenções e ama quem dá com alegria (II Cor 9,7). Não busquemos honrarias nem reconhecimento por parte dos homens, como os fariseus que sempre queriam saudações e os primeiros lugares. Jesus nos ensina a fazer boas obras em segredo, sem alarde (Mt 6,4). Sejamos desprendidos das riquezas e generosos na oferta a Deus e na partilha com os irmãos, especialmente os necessitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário