Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.
Evangelho - Lucas 17,7-10
Naquele tempo, disse Jesus: 17 7 "Qual de vós, tendo um servo ocupado em lavrar ou em guardar o gado, quando voltar do campo lhe dirá: ‘Vem depressa sentar-te à mesa?’
8 E não lhe dirá ao contrário: ‘Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo, e depois disto comerás e beberás tu?’
9 E se o servo tiver feito tudo o que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor devendo alguma obrigação?
10 Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer’".
Santo do dia: Santo Estanislau Kostka.
São Dalmácio de Rodez.
Beato Josafat Siskov.
Beato Paulo Dzidzov.
Santa Agostinha Pietrantoni.
São Nicolau I, papa.
O primeiro passo para conhecer Jesus Cristo é reconhecer a própria miséria, a necessidade de ser salvo.
"Pelo Batismo, somos portadores da palavra de Cristo, que tranqüiliza, que inflama e aquieta as consciências feridas. E para que o Senhor atue em nós, temos que dizer-lhe que estamos dispostos a lutar todos os dias, embora nos vejamos frouxos e inúteis, embora percebamos o peso imenso das nossas misérias e da nossa pobre fraqueza pessoal. Temos de repetir-lhe que confiamos nEle, na sua assistência: se for preciso, como Abraão, contra toda a esperança. Assim trabalharemos com redobrado empenho e ensinaremos os homens a comportar-se com serenidade, livres de ódios, de receios, de ignorâncias, de incompreensões, de pessimismos, porque Deus tudo pode."
(São Josemaría Escrivá)
http://www.escrivaworks.org.br/book/4/_c13
"Na vida temos que lutar muito contra as tentações que procuram nos distanciar desta atitude de serviço. A preguiça leva à comodidade: ao serviço à metade; a tomar o controle da situação, e assim de servo tornar-se patrão, que leva à soberba, ao orgulho, a tratar mal as pessoas, de se sentir importante, porque eu sou cristão, eu tenho a salvação."
(Papa Francisco)
http://www.educris.com/v2/artigos/4576-papa-francisco-o-cristao-deve-servir-ate-ao-fim-sem-se-apropriar-de-nada
"Quanto mais alguém trabalhar pelos outros, tanto melhor compreenderá e assumirá como própria esta palavra de Cristo: «Somos servos inúteis» (Lc 17,10). Na realidade, essa pessoa reconhece que não age em virtude de uma superioridade ou de uma maior eficiência pessoal, mas porque o Senhor lhe concedeu este dom."
(Papa Bento XVI)
https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/somos-servos-inuteis-bento-xvi-papa-de-2005-2013/
"Mas, seja quem for que sejamos, não coloqueis em nós a vossa esperança. Permito-me dizer-vos isto como bispo: quero alegrar-me convosco e não ficar inflamado de orgulho. [...] Falo agora ao povo de Deus em nome de Cristo, falo na Igreja de Deus, falo como pobre servo de Deus: não coloqueis a vossa esperança em nós, não ponhais a vossa esperança nos homens."
(Santo Agostinho)
https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário