sábado, 9 de novembro de 2019

Catequese diária - 9/11/2019

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 2,13-22)

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO



Por Martin Falbisoner - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=23794891

Santo do dia: São Teodoro de Amásia.



Por Anónimo - Chatzidakis. Byzantine Art in Greece, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38027745

Santo Ursino de Bourges.

Beato Luís Morbioli.

Beato Gabriel Ferretti.



By Carlo Crivelli - http://www.nationalgallery.org.uk/paintings/carlo-crivelli-the-vision-of-the-blessed-gabriele, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22928750

Beato Jorge Napper.

Beata Maria do Carmo do Menino Jesus (Maria do Carmo González Ramos Garcia-Prieto de Muñoz).



Papa Francisco
@Pontifex_pt

A oração suscita sempre sentimentos de fraternidade, rompe barreiras, atravessa fronteiras, cria pontes invisíveis mas reais e eficazes, abre horizontes de esperança.

"Cultiva o trato com o Espírito Santo - o Grande Desconhecido -, que é quem te há de santificar.
Não te esqueças de que és templo de Deus. - O Paráclito está no centro da tua alma: escuta-O e segue docilmente as suas inspirações."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-57.htm

"Está atento, está atenta: o que acontece no teu coração? Quem vem quem vai... quais são os teus sentimentos, as tuas ideias? Falas com o Espírito Santo? Ouves o Espírito Santo?"
(Papa Francisco)

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2017/documents/papa-francesco-cotidie_20171125_a-igreja-nao-e-supermercato.html

"Não sabeis que sois o Templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o Templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado – e isso sois vós."
(1 Cor 3,16-17)

"É por isso que os templos de Deus são também monumentos aos seus santos. [...] A sua simplicidade e grandeza, a sua solidez, graça e beleza recordam a paciência e a pureza, a coragem e a doçura, a caridade e a fé daqueles que não adoraram a Deus apenas nas montanhas e nos desertos; eles sofreram, mas não foi em vão, porque outros herdaram os frutos do seu sofrimento (cf Jo 4,38). Efetivamente, a longo prazo, a sua palavra deu fruto; fez-se Igreja, esta catedral onde a Palavra vive desde há muito. [...] Felizes os que entram nesta relação de comunhão com os santos do passado e com a Igreja universal. [...] Felizes os que, entrando nesta igreja, penetram de coração no Céu."
(São John Henry Newman)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"A hora do templo de pedra, a hora dos sacrifícios de animais tinha sido superada: o fato de que agora o Senhor afaste os mercantes não só impede um abuso, mas indica o novo agir de Deus. Forma-se o novo Templo: o próprio Jesus Cristo, no qual o amor de Deus se inclina sobre os homens. Ele, na sua vida, é o Templo novo e vivente. Ele, que passou através da Cruz e ressuscitou, é o espaço vivente de espírito e vida, no qual se realiza a justa adoração. Assim a purificação do templo, como ápice da entrada solene de Jesus em Jerusalém, é ao mesmo tempo o sinal da ameaçadora ruína do edifício e da promessa do novo Templo; promessa do reino da reconciliação e do amor que, na comunhão com Cristo, é instaurado além de qualquer fronteira."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2008/documents/hf_ben-xvi_hom_20080316_palm-sunday.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário