Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.
Evangelho (Mt 28,8-15)
Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.
10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.
15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.
Santo do dia: Santo Hermenegildo.
Por Francisco Herrera el Mozo - [1], Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=259293
São Martinho I, papa.
Beata Margarida de Cittá di Castello.
Di Nheyob - Opera propria, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37422619
Beato Escubílio (João Bernardo Rousseau)
Beato Serafim Morazzone.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
No #EvangelhoDeHoje ouvimos que as mulheres deram aos discípulos o anúncio da Ressurreição de Jesus. Hoje gostaria de recordar com vocês o que muitas mulheres fazem, inclusive neste momento de emergência sanitária, para cuidar dos outros.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Ou a nossa aposta será pela vida, pela ressurreição dos povos, ou será pelo deus dinheiro: voltar ao sepulcro da fome, da escravidão, das guerras, das fábricas de armas, das crianças sem instrução. #HomiliaSantaMarta
Papa Francisco
@Pontifex_pt
#RezemosJuntos pelos governantes, os cientistas, os políticos, que começaram a estudar a saída para o pós-pandemia, este “depois” que já começou: a fim de que encontrem o caminho certo sempre em favor dos povos.
"'Anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo' (Lc 2,10), e não apenas para uma parte do povo. E também: 'Toda a Terra Te adore e Te cante hinos' (Sl 65,4, LXX), e não apenas uma parte da Terra. Não são os que pedem socorro que cantam, mas os que já têm alegria. Se é assim, não desesperemos, mas atravessemos a vida presente com júbilo, tendo na mente a alegria e a felicidade que nos traz. Mas juntemos a esta alegria o temor de Deus, pois está escrito: «Exultai no Senhor, tremendo» (Sl 2,11,LXX). Foi assim, cheias de temor e de enorme alegria, que as mulheres que rodeavam Maria correram ao túmulo (cf Mt 28,8). [...] Espanta-me que haja quem ignore o temor, pois não há ninguém que esteja sem pecado, nem Moisés, nem o apóstolo Pedro. Neles, porém, o amor divino foi mais forte e baniu o temor (cf 1Jo 4,18) no momento do êxodo."
(João Carpátio, monge e bispo)
https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel
"É importante reafirmar esta verdade fundamental da nossa fé, cuja verdade histórica é amplamente documentada, mesmo se hoje, como no passado, não falta quem de modos diversos a põe em dúvida ou até a nega. O enfraquecimento da fé na ressurreição de Jesus consequentemente torna débil o testemunho dos crentes. De facto, se faltar na Igreja a fé na ressurreição, tudo pára, tudo desmorona. Ao contrário, a adesão do coração e da mente a Cristo morto e ressuscitado muda a vida e ilumina toda a existência das pessoas e dos povos. Não é porventura a certeza de que Cristo ressuscitou que dá coragem, audácia profética e perseverança aos mártires de todos os tempos? Não é o encontro com Jesus vivo que converte e fascina tantos homens e mulheres, que desde o início do cristianismo continuam a deixar tudo para o seguir e pôr a própria vida ao serviço do Evangelho? "Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação e vã a nossa fé" (1 Cor 15, 14). Mas ressuscitou!"
(Papa Bento XVI)
http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080326.html
"O dia do triunfo do Senhor, da sua Ressurreição, é definitivo. Onde estão os soldados que a autoridade tinha destacado? Onde estão os selos que tinham colocado sobre a pedra do sepulcro? Onde estão os que condenaram o Mestre? Onde estão os que crucificaram Jesus?... Perante a sua vitória, produz-se a grande fuga dos pobres miseráveis.
Enche-te de esperança: Jesus Cristo vence sempre."
(São Josemaría Escrivá)
https://opusdei.org/pt-br/article/a-ressurreicao-do-senhor/
Nenhum comentário:
Postar um comentário