terça-feira, 7 de abril de 2020

Catequese diária - 7/04/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 13,21-33.36-38)

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. 23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”

26Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”. 28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. 31Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.

36Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. 37Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.

Santo do dia: São João Batista de La Salle.


Por Pierre Léger (1658-1733) - The portrait is in the public domain and featured on the official website of the Congregation plus many other locations both in print and on the internet. http://www.lasalle2.org/ClipArt/Iconog/icon5.jpg, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3945010

Beata Maria Assunta Pallotta.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nestes dias da Semana Santa, em casa, permaneçamos diante do Crucificado, medida do amor de Deus por nós. Peçamos a graça de viver para servir. Procuremos contactar quem sofre, quem está sozinho e necessitado. Não pensemos só naquilo que nos falta, mas no bem que podemos fazer.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Há sempre quedas na vida, cada um de nós é pecador. Mas o que importa é a atitude diante de Deus. Peçamos a graça de perseverar no serviço e, quando cairmos, a graça de chorar como Pedro chorou. #HomiliaSAntaMarta

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nestes dias de #Quaresma, vimos a perseguição que Jesus sofreu, como foi julgado com hostilidade, mesmo sendo inocente. #RezemosJuntos hoje por todas as pessoas que sofrem por uma sentença injusta por causa da hostilidade.

“Se tendes para com eles a firmeza de pai para tirá-los e afastá-los do mal, devei ter-lhes também a ternura de mãe para acolhê-los e fazer-lhes todo o bem que depende de vós."
(São João Batista de La Salle)

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_gestao_pdp_marli_terezinha_sauthier.pdf

"Pedro começa por receber as chaves (cf Mt 16,19). Depois, Deus permite que ele O negue (cf Mt 26,70), para que esta queda seja para ele uma lição de prudência. Assim, pois, se também tu, depois de teres recebido as chaves do conhecimento, cais em todo o gênero de pensamentos, não te surpreendas, mas glorifica o único sábio, Nosso Senhor, que, por estes acidentes, põe freio à presunção que em ti quer juntar-se ao conhecimento divino. Estas tentações são um freio, pois podem travar o orgulho humano, pela providência de Deus."
(João Carpátio, monge e bispo)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"A traição de Judas permanece, contudo, um mistério. Jesus tratou-o como um amigo (cf. Mt 26, 50), mas, nos seus convites a segui-lo pelo caminho das bem-aventuranças, não forçava as vontades nem as preservava das tentações de satanás, respeitando a liberdade humana."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20061018.html

"O Senhor converteu Pedro - que O tinha negado três vezes - sem lhe dirigir sequer uma censura: com um olhar de Amor."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/document/algo-grande-e-que-seja-amor-3-nosso-verdadeiro-nom/

Nenhum comentário:

Postar um comentário