domingo, 19 de abril de 2020

Catequese diária - 19/04/2020

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 20,19-31)

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.

20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.

27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA


Santo do dia: Santo Expedito.


Por Havang(nl) - Obra do próprio, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=27385325

São Leão IX, papa.


Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4754153

Santo Elfego da Cantuária.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O Senhor espera que Lhe levemos as nossas misérias, para nos fazer descobrir a sua misericórdia. #DomingodaDivinaMisericórdia 

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A misericórdia fiel e paciente de Deus não Se cansa de estender-nos a mão para nos levantar das nossas quedas. Quer que O vejamos assim: não como um patrão com quem devemos ajustar contas, mas como o nosso Papá, que sempre nos levanta. #DomingodaDivinaMisericórdia

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje, o amor desarmado e convincente de Jesus ressuscita o coração de Tomé (Jo 20, 19-31). Também nós, como o apóstolo, acolhamos a misericórdia, que é a salvação do mundo. E usemos de misericórdia para com os mais frágeis: só assim reconstruiremos um mundo novo.

SANTA MISSA DA DIVINA MISERICÓRDIA
HOMILIA DO PAPA FRANCISCO

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2020/documents/papa-francesco_20200419_omelia-divinamisericordia.html

"O amor de Deus é a flor e a misericórdia é o fruto."
(Diário de Santa Faustina, 949)

"'Jesus, confio em Ti'. Esta oração, querida a tantos devotos, exprime muito bem a atitude com que também nós desejamos abandonar-nos confiantes nas tuas mãos, ó Senhor, nosso único Salvador.
Arde em Ti o desejo de seres amado, e quem se sintoniza com os sentimentos do teu Coração aprende a ser construtor da nova civilização do amor. Um simples ato de abandono basta para superar as barreiras da escuridão e da tristeza, da dúvida e do desespero. Os raios da tua divina misericórdia dão nova esperança, de maneira especial, a quem se sente esmagado pelo peso do pecado."
(São João Paulo II)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"De fato, a Carta aos Hebreus, recordando toda a série dos antigos Patriarcas bíblicos, que acreditaram em Deus sem ver o cumprimento das suas promessas, define a fé como 'fundamento das coisas que se esperam e comprovação das que não se vêem' (11, 1). O caso do Apóstolo Tomé é importante para nós pelo menos por três motivos: primeiro, porque nos conforta nas nossas inseguranças; segundo porque nos demonstra que qualquer dúvida pode levar a um êxito luminoso além de qualquer incerteza; e por fim, porque as palavras dirigidas a ele por Jesus nos recordam o verdadeiro sentido da fé madura e nos encorajam a prosseguir, apesar das dificuldades, pelo nosso caminho de adesão a Ele."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060927.html

"Os inimigos da nossa santificação nada conseguirão, porque essa misericórdia de Deus nos protege por antecipado; e se por nossa culpa e fraqueza caímos, o Senhor nos socorre e nos levanta."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-7.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário