sábado, 14 de novembro de 2020

Catequese diária - 14/11/2020

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 18,1-8)

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

Santo do dia: São José Pignatelli.


Por Grentidez - Gravure tirée du livre de Alfred HAMY: Galerie illustrée de la Compagnie de Jésus, 1893., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8470390

São Serapião de Argel.


Beato João Liccio.


By Bgl - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8278175

Beata Maria Teresa de Jesus (Maria Scrilli).


Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

A bênção do Senhor desce sobre nós e a oração alcança o seu objetivo, quando eles são acompanhadas pelo serviço dos pobres. #DiaMundialdosPobres 

MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO
PARA O IV DIA MUNDIAL DOS POBRES


"Todos nós sentimos momentos de cansaço e de desânimo, sobretudo quando a nossa oração parece ineficaz. Mas Jesus tranquiliza-nos: diversamente do juiz desonesto, Deus atende os seus filhos de modo imediato, embora isto não signifique que o faça segundo os tempos e modos que nós gostaríamos. A oração não é uma varinha mágica! Ela ajuda a conservar a fé em Deus, a confiar em Deus até quando não compreendemos a sua vontade. 
(...)
não devemos desistir da oração, mesmo que não seja correspondida. É a prece que preserva a fé, pois sem ela a fé vacila! Peçamos ao Senhor uma fé que se faz oração incessante, perseverante, como a da viúva da parábola, uma fé que se alimenta do desejo da sua vinda. E na prece experimentamos a compaixão de Deus que, como um Pai, vem ao encontro dos seus filhos cheio de amor misericordioso."
(Papa Francisco)


"Se um juiz desonesto, no final, se deixa convencer pela oração de uma viúva, quanto mais Deus, que é bom, atenderá quem a le recorre. Com efeito, Deus é a generosidade em Pessoa, é misericordioso e portanto sempre disposto a acolher as orações. Por conseguinte, nunca devemos desesperar, mas insistir sempre na oração."
(Papa Bento XVI)


"Persevera na oração. - Persevera, ainda que o teu esforço pareça estéril. - A oração é sempre fecunda."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário