Evangelho (Mt 25,1-13)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas.
8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou.
11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”.
Santo do dia: Santa Elisabete da Trindade.
Por Willuconquer - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12851556
Santo Adeodato I, papa.
São Godofredo de Amiens.
By Master of Messkirch - Donaueschingen, Fürstenbergsammlungen, Inv.Nr. 95 od. Schwäbisch Hall, Kunsthalle Würth, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1689208
Beato João Duns Escoto.
Beata Maria Crucificada (Isabel Maria Satellico).
Foi beatificado ontem (7/11) o jovem mártir João Roig y Diggle.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Uma fé "que atua pelo amor" (Gl 5,6) é aquela lâmpada luminosa com a qual podemos atravessar a noite além da morte e alcançar a grande festa da vida. #EvangelhodeHoje (Mt 25,1-13)
"Gosto tanto do mistério da Santíssima Trindade! É um abismo no qual me perco. Deus em mim, eu n’Ele. É o grande sonho da minha vida. Para uma carmelita viver é estar em comunhão com Deus desde a manhã até à noite, e desde a noite até de manhã. Se Deus não enchesse as nossas celas e os nossos claustros, oh!, como tudo seria vazio! Mas é Ele que enche toda a nossa vida fazendo dela um céu antecipado."
(Santa Elisabete da Trindade)
"'A Palavra de Deus corre veloz' (Sl 147,15) e não se deixa apanhar pelos sonolentos, nem reter pelos negligentes. Que a tua alma venha ao seu encontro. Segue as pegadas desta Palavra vinda dos Céus, pois ela passa rapidamente. [...]
E como poderás apanhar a Cristo? Não o farás com as malhas de uma rede, mas com os laços do amor. Só as correias do espírito conseguem prendê-lo, só o afeto do coração consegue retê-lo. Se queres reter a Cristo, procura-O continuamente, sem temeres a fadiga."
(Santo Ambrósio de Milão)
"Pensemos na nossa vida com valentia. Por que não conseguimos, às vezes, os minutos de que precisamos para terminar amorosamente o nosso trabalho, que é o meio da nossa santificação? Por que descuramos as obrigações familiares? Por que nos entra a precipitação à hora de rezar ou de assistir ao Santo Sacrifício da Missa? Por que nos faltam a serenidade e a calma para cumprirmos os deveres do nosso estado, e nos entretemos sem pressa nenhuma em ir atrás dos caprichos pessoais? Poderemos responder: são ninharias. Sim, é verdade; mas essas ninharias são o azeite, o nosso azeite, que mantém viva a chama e acesa a luz."
(São Josemaría Escrivá)
"Santo Agostinho (cf. Discursos 93, 4) e outros antigos autores vêem nisto um símbolo do amor, que não se pode comprar, mas que recebemos como dom, conservamos no íntimo e praticamos com as obras. A verdadeira sabedoria consiste em aproveitar a vida mortal para realizar obras de misericórdia, porque depois da morte isto já não será possível."
(Papa Bento XVI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário