Evangelho (Mc 13,33-37)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.
35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”.
Santo do dia: São Saturnino de Cartago.
São Saturnino de Toulouse.
Por Reinhardhauke - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12818725
São Tiago de Sarug.
São Francisco Antônio Fasani.
By Unknown author - Unknown source, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8059956
Beata Maria Madalena da Encarnação (Catarina Sordini).
Beato Bernardo Francisco de Hoyos.
Por Arzobispado de Valladolid, España - http://www.archivalladolid.org/documento.php?Clave=B1711, CC BY-SA 3.0 es, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8925931
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Todos nós amamos Jesus, todos queremos segui-Lo, mas devemos estar sempre vigilantes para permanecer no seu caminho. Pois com os pés, com o corpo, podemos estar com Ele, mas o nosso coração pode estar longe e levar-nos para fora do caminho.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Conversão é precisamente isto: sair de fora do caminho, ir para o caminho de Deus.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
O #Advento é um apelo incessante à esperança: recorda-nos que Deus está presente na história para conduzi-la ao seu fim último e à sua plenitude, que é o Senhor Jesus Cristo.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Rezar e amar: aqui está a vigilância. Quando a Igreja adora a Deus e serve o próximo, não vive na noite. Ainda que esteja cansada e provada, caminha rumo ao Senhor. Invoquemo-Lo: Vinde, Senhor Jesus!
SANTA MISSA COM OS NOVOS CARDEAIS
HOMILIA DO PAPA FRANCISCO
Basílica de São Pedro, Altar da Cátedra
I Domingo de Advento, 29 de novembro de 2020
CONSISTÓRIO ORDINÁRIO PÚBLICO PARA A CRIAÇÃO DE 13 NOVOS CARDEAIS
HOMILIA DO PAPA FRANCISCO
"Aquando da sua primeira vinda, Deus veio sem brilho, desconhecido da maioria, prolongando durante longos anos o mistério da sua vida oculta. Quando desceu do monte da Transfiguração, Jesus pediu aos seus discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Cristo. Vinha como pastor à procura da ovelha perdida e, para recuperar esse animal rebelde, tinha de permanecer oculto. Tal como um médico que tenta não assustar o seu doente na primeira consulta, também o Salvador evitou dar-Se a conhecer logo no início da sua missão, só o fazendo pouco a pouco.
(...)
Mas a segunda vinda não será assim. Ele virá com tanto brilho que nem terá de anunciar a sua chegada: 'Como o relâmpago que parte do Ocidente e aparece no Oriente, assim será a vinda do Filho do homem' (Mt 24,27). Este será o tempo do julgamento e da sentença, em que o Senhor não aparecerá como médico, mas como juiz."
(São João Crisóstomo)
"É uma chamada saudável a recordar-nos de que a vida não tem só a dimensão terrena, mas está projetada para um 'além', como uma pequena planta que germina da terra e se abre para o céu. Uma pequenina planta pensante, o homem, dotada de liberdade e de responsabilidade, pelo que cada um de nós será chamado a prestar contas de como viveu, como utilizou as suas capacidades: se as conservou só para si ou se as fez frutificar inclusive a favor dos irmãos."
(Papa Bento XVI)
"Chegou o Advento. Que bom tempo para remoçar o desejo, a nostalgia, as ânsias sinceras pela vinda de Cristo!, pela sua vinda cotidiana à tua alma na Eucaristia! - 'Ecce veniet!' - está para chegar!, anima-nos a Igreja."
(São Josemaría Escrivá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário