sexta-feira, 12 de março de 2021

Catequese diária - 12/03/2021

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 12,28b-34)

Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.

34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

Santo do dia: São Luís Orione.


Santo Inocêncio I, papa.


São Maximiliano de Tebessa.

Santa Fina (ou Serafina).


Beata Ângela Salawa.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O início do regresso a Deus é reconhecermo-nos necessitados d’Ele, necessitados de misericórdia. O caminho certo é este: o caminho da humildade. #Quaresma #24horasparaoSenhor

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Encorajo-vos a dedicar tempo à Palavra de Deus, aos Sacramentos, ao jejum e à oração, para assim renovar nossa relação com Deus, com nós mesmos e com o próximo. #Quaresma #24horasparaoSenhor

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Recebendo o perdão no Sacramento da Reconciliação, que está no centro do nosso processo de conversão, tornamo-nos propagadores do perdão: tendo-o recebido, podemos oferecê-lo por meio de um diálogo solícito e um comportamento que conforta quem está ferido. #Quaresma

"A perfeita alegria não está senão na plena doação de si mesmo a Deus e aos homens, a todos os homens, aos mais sofredores e aos física ou moralmente deficientes."
(São Luís Orione)


"Oh, se a alma compreendesse que graça extraordinária Deus lhe faz quando lhe pede o seu amor nestes termos: 'Amarás o Senhor teu Deus'! Um súdito que ouvisse o seu príncipe dizer-lhe: 'Ama-me' não ficaria cativado por este convite? E não conseguirá Deus conquistar o nosso coração quando nos pede com tanta bondade: 'Meu filho, dá-me o teu coração' (Prov 23,26)? Mas Deus não quer apenas metade deste coração; quere-o todo, sem reservas; é este o seu preceito: 'Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração'."
(Santo Afonso Maria de Ligório)


"O principal apostolado que nós, os cristãos, temos de realizar no mundo, o melhor testemunho de fé, é contribuir para que dentro da Igreja se respire o clima da autêntica caridade. Quando não nos amamos de verdade, quando há ataques, calúnias e rixas, quem se sentirá atraído pelos que se apresentam como mensageiros da Boa Nova do Evangelho?"
(São Josemaría Escrivá)


"De Deus nós aprendemos a querer sempre e só o bem e nunca o mal. Aprendemos a olhar para o próximo não só com os nossos olhos, mas com o olhar de Deus, que é o olhar de Jesus Cristo. Um olhar que parte do coração e não se detém na superfície, vai além das aparências e consegue captar as expectativas profundas do outro: expectativas de ser recebido, de uma atenção gratuita, numa palavra: de amor."
(Papa Bento XVI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário