sábado, 27 de março de 2021

Catequese diária - 27/03/2021

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 11,45-56)

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.

49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.

54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”

Santo do dia: São Ruperto de Salzburgo.

Por Wolfgang Sauber - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7676066

Beato Peregrino de Falerone.

Beato Francisco Faà di Bruno.

Por Desconhecido, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1553576

Beata Panaceia de'Muzzi, 

By DELL'ACQUA MAURIZIO - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35692235

Papa Francisco

@Pontifex_pt

«Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» (Mc 4, 40). Demo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários, todos chamados a remar juntos. #RezemosJuntos #COVID19

https://f.e.va/statioorbis/pt/index.html

"Podemos imaginar - para de algum modo nos aproximarmos deste mistério insondável - que a Trindade Beatíssima se reúne em conselho, em sua contínua relação íntima de amor imenso, e, como resultado dessa decisão eterna, o Filho Unigênito de Deus Pai assume a nossa condição humana, carrega sobre si as nossas misérias e as nossas dores, para acabar cravado com pregos num madeiro.

Este fogo, este desejo de cumprir o decreto salvador de Deus Pai, atravessa toda a vida de Cristo, desde o seu próprio nascimento em Belém.

(...)

Jesus, assumindo todas as culpas dos homens sob o peso da Cruz, morre pela força e vileza dos nossos pecados."

(São Josemaría Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-capitulo-10.htm

"Porque a tua cruz é a fonte de todas as bênçãos, a causa de toda a graça. Da fraqueza da cruz, os crentes recebem a força; da sua vergonha, a glória; da tua morte, a vida. Agora, de facto, acabaram-se os múltiplos sacrifícios: a oferenda única do teu corpo e do teu sangue leva ao seu cumprimento todos os sacrifícios oferecidos nas diferentes partes do mundo, porque Tu és o verdadeiro Cordeiro de Deus, que tira o pecado o mundo (cf Jo 1,29)."

(São Leão Magno)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Se Ezequiel, na sua profecia sobre o pastor, tinha em vista o restabelecimento da unidade entre as tribos dispersas de Israel (cf. Ez 34, 22-24), trata-se agora não só da unificação do Israel disperso, mas da unificação de todos os filhos de Deus, da humanidade da Igreja dos judeus e dos pagãos. A missão de Jesus diz respeito à humanidade inteira e, por isso, à Igreja é confiada uma responsabilidade por toda a humanidade, a fim de que ela reconheça Deus, aquele Deus que, por todos nós, se fez homem em Jesus Cristo, sofreu, morreu e ressuscitou."

(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2006/documents/hf_ben-xvi_hom_20060507_priestly-ordination.html

"E a resposta de Deus não é um discurso, não, a resposta de Deus ao problema da morte é Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida… Tenham fé! Em meio ao choro continuem a ter fé, ainda que pareça que a morte tenha vencido. Removam a pedra de seus corações! Deixem que a Palavra de Deus leve de novo a vida onde há morte."

"A ressurreição de Lázaro também é sinal da regeneração que se realiza no crente mediante o Batismo, com a plena inserção no Mistério Pascal de Cristo. Pela ação e a força do Espírito Santo, o cristão é uma pessoa que caminha na vida como uma nova criatura: uma criatura para a vida, e que vai em direção à vida."

(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-03/papa-francisco-angelus-29-marco-2020-lazaro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário