Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.
Evangelho (Mt 21,33-43.45-46)
Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.
35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.
45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.
Santo do dia: São João José da Cruz.
By Unknown author - [1] org. upload , org. sourced at - Magnificat.ca, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6606328
São Focas.
São Lúcio I, papa.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Venho como penitente que pede perdão ao Céu e aos irmãos por tantas destruições e crueldades; como peregrino da paz, em nome de Cristo, Príncipe da paz. Quanto rezamos, nos últimos anos, pela paz no #Iraque! Deus sempre escuta. Depende de nós trilhar seus caminhos.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Somente se conseguirmos olhar uns para os outros, com nossas diferenças, como membros da mesma família humana, poderemos iniciar um eficaz processo de reconstrução e deixar às futuras gerações um mundo melhor, mais justo e mais humano. #ViagemApostólica #Iraque
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Recordemos nossos irmãos e irmãs que pagaram o preço extremo de sua fidelidade ao Senhor. Que o seu sacrifício possa nos inspirar a renovar a confiança na força da Cruz e de sua mensagem salvadora de perdão, reconciliação e renascimento #ViagemApostólica #Iraque
"Santo Agostinho comenta que 'Deus nos cultiva como um campo para nos tornar melhores' (Sermo 87, 1, 2: PL 38, 531). Deus tem um projeto para os seus amigos, mas infelizmente a resposta do homem orienta-se com frequência para a infidelidade, que se traduz em rejeição. O orgulho e o egoísmo impedem que se reconheça e acolha até o dom mais precioso de Deus: o seu Filho unigênito."
(Papa Bento XVI)
http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_ang_20111002.html
"Este é o vinho novo da vinha do Senhor: a misericórdia. Há um só impedimento diante da vontade tenaz e tenra de Deus: a nossa arrogância e a nossa presunção, que por vezes se torna também violência!"
(Papa Francisco)
https://www.pom.org.br/a-misericordia-e-o-vinho-novo-da-vinha-do-senhor-diz-francisco/
"É inútil que te afadigues em tantas obras exteriores, se te falta Amor. - É como costurar com agulha sem linha.
Que pena se, afinal, tivesses feito o 'teu' apostolado, e não o 'seu' Apostolado!"
(São Josemaría Escrivá)
https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-45.htm
"Sabeis que a verdade eterna nos criou à sua imagem e semelhança; Deus fez de nós o seu templo, onde quer habitar pela sua graça, desde que o operário desta vinha queira cultivá-la, pois se ela estiver coberta de cardos e espinhos, não poderá habitar nela. Vejamos, querido Pai, qual foi o operário que o Mestre nela colocou: o livre arbítrio, a quem confiou todo o poder. Ninguém pode abrir nem fechar a porta da vontade se o livre arbítrio o não quiser."
(Santa Catarina de Sena)
Nenhum comentário:
Postar um comentário