Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.
Evangelho (Jo 6,60-69)
Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?”
61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”.
Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?”
68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
NOSSA SENHORA RAINHA
By Warburg - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6404732
Santo do dia: São Filipe Benício.
São Sinforiano.
By Jean-Auguste-Dominique Ingres - Centre national des arts plastiques., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11439073
Beato Bernardo de Offida.
4° DOMINGO DE AGOSTO: VOCAÇÃO LEIGA.
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
PÓS-SINODAL
CHRISTIFIDELES LAICI
DE SUA SANTIDADE O PAPA
JOÃO PAULO II
SOBRE VOCAÇÃO E MISSÃO DOS LEIGOS
NA IGREJA E NO MUNDO
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Não devemos buscar a Deus em sonhos e imagens de grandeza e poder, mas reconhecê-lo na humanidade de Jesus e, por consequência, naquela dos irmãos e irmãs que encontramos no caminho da vida. #EvangelhoDeHoje (Jo 6, 60-69) #Angelus
"Não nos surpreendamos se Jesus Cristo nos coloca em crise. Aliás, nos preocupemos se não nos coloca em crise, porque talvez tenhamos diluído sua mensagem! E peçamos a graça de nos deixar provocar e converter por suas 'palavras de vida eterna'."
(Papa Francisco)
"Vede como Pedro, por graça de Deus, por inspiração do Espírito Santo, compreendeu? Por que compreendeu? Porque acreditou. Tu tens palavras de vida eterna. Tu dás-nos a vida eterna, oferecendo-nos o teu corpo [ressuscitado] e o teu sangue [a ti mesmo]. E nós acreditamos e conhecemos. Não diz: conhecemos e depois acreditamos, mas acreditamos e depois conhecemos. Acreditamos para poder conhecer; de fato, se tivéssemos querido conhecer antes de crer, não teríamos conseguido nem conhecer nem crer. O que acreditámos e o que conhecemos? Que Tu és o Cristo Filho de Deus, ou seja, que Tu és a própria vida eterna, e na carne e no sangue nos dás aquilo que Tu mesmo és."
(Papa Bento XVI)
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20120826.html
"Aborrece-te ferir, criar divisões, demonstrar intolerâncias..., e vais transigindo em atitudes e pontos - não são graves, garantes! - que trazem conseqüências nefastas para tantos. Perdoa a minha sinceridade: com esse modo de proceder, cais na intolerância - que tanto te aborrece - mais néscia e prejudicial: a de impedir que a verdade seja proclamada."
(São Josemaría Escrivá)
https://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-capitulo-18.htm
"Esta garantia da ressurreição futura deriva do fato de a carne do Filho do Homem, dada em alimento, ser o seu corpo no estado glorioso de ressuscitado. Pela Eucaristia, assimila-se, por assim dizer, o 'segredo' da ressurreição. Por isso, Santo Inácio de Antioquia definia adequadamente o pão eucarístico como 'remédio de imortalidade, antídoto para não morrer' (Carta aos Efésios, 20).
(...)
Trata-se dum aspecto da Eucaristia que merece ser assinalado: ao celebrarmos o sacrifício do Cordeiro, unimo-nos à liturgia celeste, associando-nos àquela multidão imensa que clama: 'A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro' (Ap 7,10). A Eucaristia é verdadeiramente um pedaço de Céu que se abre na Terra; é um raio de glória da Jerusalém celeste, que atravessa as nuvens da nossa história e vem iluminar o nosso caminho."
(São João Paulo II)
https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel
'Santa Maria, Rainha do céu e Soberana do mundo, participava no sofrimento, junto da Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo."
(Venerável Pio XII, papa)
"No Evangelho de Marcos lemos que no dia da Ascensão o Senhor Jesus 'foi arrebatado ao Céu e Se sentou à direita de Deus' (16, 19). Na linguagem bíblica, 'sentar-se à direita de Deus' significa compartilhar o Seu poder soberano. Ao sentar-Se 'à direita do Pai', Ele instaura o Seu reino, o Reino de Deus. Elevada ao Céu, Maria é associada ao poder de seu Filho e dedica-se à extensão do Reino, participando na difusão da graça divina no mundo.
Olhando para a analogia entre a Ascensão de Cristo e a Assunção de Maria, podemos concluir que, em dependência de Cristo, Maria é a rainha que possui e exerce sobre o universo uma soberania, que lhe foi dada pelo seu próprio Filho.
O título de Rainha não substitui certamente o de Mãe: a sua realeza permanece um corolário da sua peculiar missão materna, e exprime simplesmente o poder que lhe foi conferido para exercer essa missão."
(São João Paulo II)
https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/audiences/1997/documents/hf_jp-ii_aud_23071997.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário