Evangelho (Jo 2,13-22)
13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.
DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO
By MrPanyGoff - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=52179213
By Tango7174 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11955729
Santo do dia: Santo Agripino de Nápoles.
Beato Gabriel Ferretti.
Por Carlo Crivelli - http://www.nationalgallery.org.uk/paintings/carlo-crivelli-the-vision-of-the-blessed-gabriele, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22928750
Beato Luís Morbioli.
Dica para se salvar e ser santo (padre Leonardo Wagner):
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Empenhemo-nos em promover uma educação para a fraternidade, a fim de que não prevaleçam os surtos do ódio que a querem destruir. A ameaça do antissemitismo, que ainda serpeja na Europa e não só; é um estopim que deve ser apagado.
"Com efeito, o 'sinal' que Jesus dará como prova da sua autoridade será precisamente a sua morte e ressurreição. (...) Com a Páscoa de Jesus começa um novo culto, o culto do amor, e um novo templo que é Ele mesmo, Cristo ressuscitado, mediante o qual cada crente pode adorar Deus Pai 'em espírito e verdade' (Jo 4, 23)."
(Papa Bento XVI)
"Cultiva o trato com o Espírito Santo - o Grande Desconhecido -, que é quem te há de santificar.
Não te esqueças de que és templo de Deus. - O Paráclito está no centro da tua alma: escuta-O e segue docilmente as suas inspirações."
(São Josemaría Escrivá)
"Jesus faz-nos compreender que ele está presente de modo especial no templo dos necessitados."
"Diz claramente: está presente nos doentes, nos que sofrem, nos famintos, nos presos, está presente neles."
"Sei conservar aquele templo? Cuido do templo com o meu serviço? Aproximo-me para ajudar, vestir, consolar os que precisam?"
(Papa Francisco)
"E aquele que reza na paz da Igreja, reza 'em espírito e verdade' (Jo 4,23); o Templo antigo era apenas um símbolo. Com efeito, foi para nos instruir que o Senhor expulsou do Templo estes homens que só procuravam os seus interesses, que só se dirigiam ao Templo para comprar e vender. Se o Templo antigo teve de passar por essa purificação, também o corpo de Cristo, o verdadeiro Templo, tem compradores e vendedores misturados com aqueles que rezam, homens que só procuram 'os próprios interesses, não os interesses de Jesus Cristo' (Fil 2,21). [...] Tempos virão em que o Senhor expulsará todos esses pecados."
(Santo Agostinho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário