Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.
Evangelho (Mc 2,13-17)
Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.
15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.
16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”
17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.
Santo do dia: Santo Amaro.
Santo Arnaldo Janssen.
Por N.N. - http://theojanssen.ca/documents/Janssen/Arnold%20Janssen%20-%20saint/Arnold_Janssen_seated.jpg, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=13117898
Papa Francisco
@Pontifex_pt
A falta de caridade causa infelicidade, porque só o amor sacia o coração.
"Por isso, são justas estas palavras dirigidas ao paralítico: 'Meu filho, os teus pecados estão perdoados', porque ele compensava as suas faltas com o seu sofrimento; mas o publicano ouviu dizer: 'Segue-Me', isto é: farás reparação pelos teus pecados seguindo-Me, tu que te perdeste seguindo o dinheiro.
Podereis perguntar: porque foi que o publicano, que era aparentemente mais culpado, recebeu um dom maior: tornou-se imediatamente apóstolo [...], recebeu o perdão e concedeu a outros a remissão dos seus pecados, e iluminou a Terra com a luz da pregação do Evangelho. Pelo contrário, o paralítico apenas foi julgado digno de receber o perdão. Queres saber porque foi que o publicano recebeu mais graças? Porque, segundo a palavra do apóstolo Paulo, 'onde abundou o pecado, superabundou a graça' (Rom 5,20)."
(São Pedro Crisólogo)
https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel
"A condensação da frase ressalta claramente a prontidão de Mateus ao responder à chamada. Isto significava para ele o abandono de todas as coisas, sobretudo do que lhe garantia uma fonte de lucro seguro, mesmo se muitas vezes injusto e desonesto. Evidentemente Mateus compreendeu que a familiaridade com Jesus não lhe permitia perseverar em atividades desaprovadas por Deus."
(Papa Bento XVI)
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060830.html
"Repara que entranhas de misericórdia tem a justiça de Deus! - Porque, nos julgamentos humanos, castiga-se a quem confessa a sua culpa; e no divino, perdoa-se.
Bendito seja o santo Sacramento da Penitência!"
(São Josemaría Escrivá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário