Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.
Evangelho (Lc 5,12-16)
12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.
15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.
Santo do dia: São Raimundo de Peñafort.
By BSonne - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=62333904
Beata Lindalva Justo de Oliveira.
Primeira sexta-feira do mês: Sagrado Coração de Jesus.
By Andreas F. Borchert, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22526089
Ato de reparação:
https://padrepauloricardo.org/blog/o-ato-de-reparacao-ao-sagrado-coracao-de-jesus
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Dirijo com afeto os meus melhores votos de paz e de bem aos irmãos e irmãs das Igrejas Orientais, quer Católicas como Ortodoxas, que celebram o Natal do Senhor: que Cristo, nascido da Virgem Maria, ilumine as vossas famílias e as vossas comunidades!
"Reconhece o poder de Jesus: está convicto de que Ele tem o poder de o curar, e que tudo depende da sua vontade. Esta fé foi a força que lhe permitiu violar todas as convenções e procurar ir ao encontro com Jesus; assim, ajoelhando-se diante dele, chama-lhe 'Senhor'. A súplica do leproso demonstra que quando nos apresentamos a Jesus não é necessário fazer longos discursos. São suficientes poucas palavras, contanto que sejam acompanhadas pela plena confiança no seu poder absoluto e na sua bondade."
(Papa Francisco)
"Olhando para a oração de Jesus, em nós deve surgir uma pergunta: como rezo eu, como oramos nós? Que tempo dedico à relação com Deus? Tem-se hoje uma educação e formação suficiente para a oração?
(...)
Hoje, os cristãos são chamados a tornar-se testemunhas de oração, precisamente porque o nosso mundo se encontra muitas vezes fechado ao horizonte divino e à esperança que contém o encontro com Deus. Na amizade profunda com Jesus e vivendo nele e com Ele a relação filial com o Pai, através da nossa oração fiel e constante, podemos abrir janelas para o Céu de Deus."
(Papa Bento XVI)
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20111130.html
"Se sabes que essas dores - físicas ou morais - são purificação e merecimento, abençoa-as."
(São Josemaría Escrivá)
https://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-7.htm
"Purificação! Tu e eu, sim, é que precisamos de purificação! Expiação, e, acima da expiação, o Amor. - Um amor que seja cautério, que abrase a imundície da nossa alma, e fogo que incendeie com chamas divinas a miséria do nosso coração."
https://www.escrivaworks.org.br/book/santo_rosario-ponto-4.htm
"Nenhum de nós é capaz de eliminar o poder do mal, do erro, que – como constatamos – é uma fonte contínua de sofrimento.
Isto só Deus o poderia fazer: só um Deus que entra pessoalmente na História tornando-Se homem e sofrendo nela. Nós sabemos que este Deus existe e que, por isso, este poder que 'tira os pecados do mundo' (Jo 1,29) está presente no mundo. Pela fé na existência deste poder, surgiu na História a esperança da cura do mundo."
(Papa Bento XVI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário