quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Catequese diária - 18/08/2022

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 22,1-14)

Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 2dizendo: “O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3E mandou os seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir.

4O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ 5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.

7O rei ficou indignado e mandou suas tropas, para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. 8Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’.

10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. 11Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu.

13Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes’. 14Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.

Santo do dia: Santa Helena de Constantinopla.


Por Fridolin Leiber - Künzil Brothers, Switzerland, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=110279687

Santo Alberto Hurtado.


Por Desconhecido - http://www.memoriachilena.cl/602/w3-article-99174.html, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=93126212

"Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém."


São Alberto Hurtado evangelizou os jovens com sua alegria:


Papa Francisco envia condolências aos cristãos do Egito por incêndio em igreja:

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Jesus revela-nos a paciência de Deus, o Pai que usa de misericórdia e nos chama até à última hora, que não exige a perfeição, mas a generosidade do coração, que procura uma fresta por onde entrar dentro de nós, mesmo quando o coração está fechado.

"Jesus, que as minhas distrações sejam distrações ao contrário: em vez de me lembrar do mundo quando tratar Contigo, que me lembre de Ti ao tratar das coisas do mundo."
(São Josemaria Escrivá)


"Mas quantas vezes nós sentimos a chamada de Jesus para ir até Ele, para fazer uma obra de caridade, para rezar, para encontrá-Lo e nós dizemos: 'Mas desculpe, Senhor, estou atarefado, não tenho tempo. Sim, amanhã, não posso...' E Jesus fica ali."
(Papa Francisco)


"No seu misterioso desígnio, o Pai preparou uma esposa para o seu Filho único e apresentou-a com imagens proféticas. [...] Moisés escreveu no seu livro que 'o homem deixará o pai e a mãe para se unir à sua mulher, e os dois serão uma só carne' (Gn 2,24). O profeta Moisés falou-nos nesses termos do homem e da mulher para anunciar Cristo e a sua Igreja.
[...]
Exultando de divina alegria, o apóstolo proclamou: 'Grande é este mistério' (Ef 5,32), e revelou o que representava essa imagem velada a que o profeta chamava homem e mulher: 'Interpreto-o como sendo Cristo e a Igreja; [...] serão os dois uma só carne' (Ef 5,31)."
(São Tiago de Sarug)



Foto de David Eucaristía: https://www.pexels.com/pt-br/foto/arte-beleza-encanto-crenca-931809/

Nenhum comentário:

Postar um comentário