terça-feira, 2 de agosto de 2022

Catequese diária - 2/08/2022

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 14,22-36)

Depois que a multidão comera até saciar-se, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”

28Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir a teu encontro, caminhando sobre a água”. 29E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” 32Assim que subiram na barca, o vento se acalmou.

33Os que estavam na barca, prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” 34Após a travessia desembarcaram em Genesaré. 35Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; 36e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que tocaram, ficaram curados.

NOSSA SENHORA DOS ANJOS

By Dori - Own work, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1302104

Santo do dia: São Pedro Julião Eymard.

Por Bendi07 - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47216414

São Pedro Fabro.


Santo Eusébio de Vercelli.


Franciscanos comentam a história do Perdão de Assis celebrado hoje:

https://noticias.cancaonova.com/igreja/franciscanos-comentam-a-historia-do-perdao-de-assis-celebrado-hoje/

"Este é o motivo pelo qual o Verbo se fez homem, e o Filho de Deus, Filho do homem: para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo assim a filiação divina, se tornasse filho de Deus."

(Santo Ireneu de Lyon)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2013/documents/hf_ben-xvi_aud_20130109.html

"Pedro começa a afundar no momento em que desvia o seu olhar de Jesus, deixando-se abalar pelas adversidades que o circundam. Mas o Senhor está sempre presente, e quando Pedro o invoca, Jesus salva-o do perigo. Na figura de Pedro, com os seus impulsos e as suas debilidades, está descrita a nossa própria fé: sempre frágil e pobre, inquieta e contudo vitoriosa, a fé do cristão caminha ao encontro do Senhor ressuscitado, no meio das tempestades e dos perigos do mundo."

(Papa Francisco)

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2014/documents/papa-francesco_angelus_20140810.html

"A alma que penetra e habita nas profundezas de Deus [...] e que, consequentemente, tudo faz nele, com Ele, por Ele e para Ele [...], enraíza-se mais profundamente naquele que ama com cada um dos seus movimentos, das suas aspirações e dos seus atos, por muito comuns que sejam. Tudo nela presta homenagem ao Deus três vezes santo: ela é, por assim dizer, um 'sanctus' perpétuo, um incessante louvor à glória!"

(Santa Isabel da Santíssima Trindade)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário