quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Catequese diária - 3/08/2022

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 15,21-28)

Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”.

24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.

Santo do dia: Santa Lídia.


Santo Agostinho Kazotic.


Por AnatolyPm - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16400876

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A minha #ViagemApostólica ao #Canadá foi uma peregrinação penitencial. Juntos recordamos: a boa memória da história milenar destes povos, em harmonia com a sua terra, e a memória dolorosa dos abusos sofridos.

O segundo passo do nosso caminho foi o da reconciliação e o terceiro o da cura, que vem de Cristo, fonte de água viva. Ali, em Jesus, vimos a proximidade do Pai que nos dá a cura das feridas e o perdão dos pecados.

Que a fortaleza e a ação pacífica dos povos indígenas do #Canadá sejam um exemplo para todos os povos nativos a não se fecharem, mas a oferecer a sua contribuição para uma humanidade mais fraterna, que saiba amar a criação e o Criador.

"O amor profundo à própria filha a induz 'a gritar': 'tem piedade de mim, Senhor, filho de David' (v. 22). E a fé perseverante em Jesus permite-lhe não desanimar nem sequer face à sua inicial rejeição; assim a mulher 'prostrou-se diante dele dizendo: 'Senhor, ajuda-me'' (v. 25)."
(Papa Francisco)


"Foi por ter previsto esta resposta que Cristo adiou a concessão do pedido. Recusou-lhe a solicitação para lhe sublinhar a piedade. Se não quisesse conceder-lhe o que ela Lhe pedia, não teria acabado por fazê-lo. [...] As suas respostas não visavam magoá-la, mas atraí-la e revelar este tesouro escondido."
(São João Crisóstomo)


"Imaginamos, além disso, que o Senhor não nos escuta, que andamos enganados, que só se ouve o monólogo da nossa voz. Sentimo-nos como que sem apoio sobre a terra e abandonados pelo céu. No entanto, é verdadeiro e prático o nosso horror ao pecado, mesmo venial. Com a teimosia da Cananéia, prostramo-nos rendidamente como ela, que o adorou implorando: Senhor, ajuda-me. Desaparecerá a escuridão, superada pela luz do Amor."
(São Josemaria Escrivá)



By Isaac Nicolas Al-Qudsi - (2003) Icônes arabes : art chrétien du Levant, France: Institut du monde arabe (France), pp. A 101 ISBN: 2914338074., CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=97879371

Nenhum comentário:

Postar um comentário