sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Evangelho 23/01/2015 - Jesus chama os apóstolos

(Mc 3,13-19)

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.
Jesus seleciona dentro os discípulos aqueles que Ele envia em missão especial e que estarão sempre com Ele: os apóstolos. O número 12 tem um significado especial na história do povo de Deus e nos lembra as 12 tribos de Israel. Cristo não escolheu pessoas perfeitas ou apenas aquelas com fama de santidade, podemos notar que alguns tiveram momentos de falhas. Ainda hoje, Ele chama pessoas assim, para que Sua Graça se manifeste, e não confiemos em nós mesmos, mas no Senhor.
Sobre os apóstolos foi edificada a Igreja, e esta mantém a ordem de guardar a fé e ensinar o Evangelho, levar a cura, reunir os filhos de Deus, fornecer o alimento da vida eterna. Podemos ver também como se aplica a parábola do grão de mostarda representando o Reino de Deus. Ele chamou aqueles homens, que deram seu "sim"; passando o tempo, a Igreja crescia, e diversos povos faziam parte dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário