segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Evangelho 5/01/2015 - Jesus começa a pregar

(Mt 4,12-17.23-25)


Naquele tempo, 12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”.

17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epilépticos e paralíticos. E Jesus os curava.25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.
Contemplamos o início da vida pública de Jesus. Ele passa a pregar o Evangelho, manifestar-se ao povo, levar a novidade do Reino de Deus e a necessidade da conversão. Fazer parte deste Reino requer uma mudança de mentalidade, de coração. Não podemos continuar com os velhos hábitos, sermos levados pelos vícios, ódio, inimizades, prazeres mundanos. Para testemunhar ao próximo as maravilhas da Boa Nova, temos que mostrar primeiramente como fomos transformados por ela.
Jesus curava os enfermos e possuídos. Ele veio trazer vida em abundância, combater a doença, a morte, o mal. Podemos ter certeza disso quando lemos sobre a vida eterna no Céu: "Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição."
(Ap 21,4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário