sábado, 10 de novembro de 2018

Catequese diária #719

10 de novembro de 2018.

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 16,9-15)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.
Santo do dia: São Leão Magno.

Santo André Avelino.


Onde há o pecado, há também o Senhor Deus misericordioso, que perdoa se você for até Ele.

"Deposita no céu o seu tesouro quem alimenta a Cristo no pobre."
(São Leão Magno)
"Pecas por idolatria! Eis o porquê: porque o dinheiro se transforma em ídolo e você faz culto a ele! E por isto Jesus diz: ‘Não pode servir ao ídolo dinheiro e a Deus Vivo: ou um ou outro."
(Papa Francisco)
https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/em-homilia-papa-diz-nao-a-idolatria-ao-dinheiro/

"Podemos então dizer, parafraseando uma consideração de Santo Agostinho, que por meio das riquezas terrenas devemos conquistar as verdadeiras e eternas: de facto, se há quem está pronto a qualquer tipo de desonestidade para se garantir um bem-estar material sempre aleatório, muito mais nós cristãos nos devemos preocupar por prover à nossa felicidade eterna com os bens desta terra (cf. Sermo 359, 10). Mas, a única maneira de fazer frutificar para a eternidade os nossos talentos e capacidades pessoais assim como as riquezas que possuímos é partilhá-las com os irmãos, mostrando-nos deste modo bons administradores de quanto Deus nos confia. Diz Jesus: "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é infiel no pouco também é infiel no muito" (Lc 16, 10-11)."
(Papa Bento XVI)
http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2007/documents/hf_ben-xvi_hom_20070923_velletri.html

"Porque foste "in pauca fidelis" - fiel no pouco -, entra no gozo do teu Senhor. - São palavras de Cristo. - "In pauca fidelis!..." - Será que vais desdenhar agora as pequenas coisas, se se promete a Glória a quem as guarda?"
(São Josemaría Escrivá)
http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-819.htm

"Porque vos deixais fascinar por diamantes e esmeraldas, por casas que o fogo devora, que o tempo faz desmoronar, que um tremor de terra derruba? Aspirai apenas a viver nos Céus e a reinar com Deus. Um homem, um pobre dar-vos-á esse reino."
(São Clemente de Alexandria)
https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel


Nenhum comentário:

Postar um comentário