domingo, 25 de novembro de 2018

Catequese diária #729

25 de novembro de 2018.

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho - João 18,33-37

Naquele tempo: 18 33 Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: “És tu o rei dos judeus?”
34 Jesus respondeu: “Dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim?”
35 Disse Pilatos: “Acaso sou eu judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?”
36 Respondeu Jesus: “O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo”.
37 Perguntou-lhe então Pilatos: “És, portanto, rei?” Respondeu Jesus: “Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz”.

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO



Santo do dia: Santa Catarina de Alexandria.



Nenhum de nós pode sobreviver sem misericórdia, todos nós precisamos de perdão.


Enquanto os grandes da Terra constroem "tronos" para o próprio poder, Deus escolhe um trono incômodo, a cruz, a partir do qual reinar dando a vida.


"Na narração da Paixão, vemos como os próprios discípulos, apesar de terem partilhado a vida com Jesus e ouvido as suas palavras, pensavam em um reino político, instaurado mesmo com o uso da força. No Getsêmani, Pedro desembainhara a sua espada e começou a combater, mas Jesus deteve-o (cf. Jo 18, 10-11); não quer ser defendido com as armas, mas deseja cumprir a vontade do Pai até ao fim e estabelecer o seu reino, não com as armas e a violência, mas com a aparente fragilidade do amor que dá a vida. O reino de Deus é um reino completamente diferente dos reinos terrenos."
(Papa Bento XVI)

https://www.acidigital.com/noticias/na-integra-homilia-do-santo-padre-bento-xvi-na-solenidade-de-nosso-senhor-jesus-cristo-rei-do-universo-78340

"Um rei que, com a sua palavra, o seu exemplo e a sua vida imolada sobre a cruz nos salvou da morte indica o caminho ao homem cansado, dá nova luz à nossa existência marcada pela dúvida, o medo e as provações de todos os dias."
(Papa Francisco)

http://www.agencia.ecclesia.pt/portal/vaticano-papa-assinala-solenidade-de-cristo-rei-e-diz-que-universo-nao-avanca-ao-acaso/

"Eis o reino de Deus e a sua justiça: uma vida santa; isso é o que temos que procurar em primeiro lugar, a única coisa verdadeiramente necessária."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-capitulo-18.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário