quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Catequese diária #779

17 de janeiro de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho - Marcos 1,40-45

40 Aproximou-se de Jesus um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me."
41 Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: "Eu quero, sê curado."
42 E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado.
43 Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação:
44 "Vê que não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho."
45 Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele.

Santo do dia: Santo Antão.



Santa Rosalina.



Devemos ter cuidado para não ter um coração perverso que leva à pusilanimidade; um coração endurecido que leva ao fechamento; um coração escravo da sedução que leva a uma vida cristã de pactos.

"Os pecados que cometemos nos distanciam de Deus, e, se não forem confessados humildemente, confiando na misericórdia divina, chegam a produzir a morte da alma. Este milagre reveste-se ainda de um forte valor simbólico. Jesus, como tinha profetizado Isaías, é o Servo do Senhor que 'levou sobre si nossos sofrimentos, suportou nossas dores' (Is 53,4). Em sua paixão, ficará como um leproso, tornado impuro por nossos pecados, separado de Deus; Ele tudo isso fará por amor, a fim de obter-nos a reconciliação, o perdão e a salvação."
(Papa Bento XVI)

https://pt.zenit.org/articles/bento-xvi-sacramento-da-confissao-ressurreicao-interior/

"E foi assim que o próprio Verbo, que é a imagem do Pai, veio restaurar o «ser de imagem» que são os homens. Mas não era possível que isso acontecesse se a morte e a corrupção não fosse aniquiladas; por isso, Ele tomou um corpo mortal, a fim de aniquilar nele a morte e restaurar os homens, feitos à sua imagem."
(Santo Atanásio)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"O demônio teme a humildade, o bom trabalho e o jejum. Ele não consegue impedir a minha boca de falar contra ele. A ilusão do demônio logo desvanece especialmente, se o homem se arma com o Sinal da Cruz. O demônio treme ao Sinal da Cruz do Nosso Senhor, porque Ele triunfou sobre ele e o desarmou."
(Santo Antão)

https://www.ecclesia.com.br/biblioteca/hagiografia/s_antonio_o_grande.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário