domingo, 27 de janeiro de 2019

Catequese diária #789

27 de janeiro de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 1,1-4;4,14-21)


1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra.

3Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. 4Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste.

Naquele tempo, 4,14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.

15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

Santo do dia: Santa Ângela Merici.



Santo Henrique de Ossó e Cervelló.

São João Maria Kiwanuka Muzeeyi.

Beata Rosália du Verdier de la Solinière.

Beato Jorge Matulaitis.


Não queremos aplacar a sede com uma água qualquer, mas com a "fonte que jorra para a vida eterna".


Com o seu sim Maria é a mulher que maior influência teve na história. Sem redes sociais foi a primeira influencer, a influencer de Deus.


Só o que se ama, pode ser salvo. Só o que se abraça, pode ser transformado.


Não nos esqueçamos das vítimas do Holocausto, o seu sofrimento indescritível continua a gritar à humanidade: somos todos irmãos!


A vocês, queridos jovens, um muito "obrigado" por # Panama2019. Continuem a caminhar, continuem a viver a fé e compartilhá-la. Até Lisboa em 2022!

"Evangelizar os pobres: esta é a missão de Jesus, segundo quanto Ele diz; esta é inclusive a missão da Igreja, e de cada batizado na Igreja. Ser cristão e ser missionário é a mesma coisa. Anunciar o Evangelho, com a palavra e, antes ainda, com a vida, é a finalidade principal da comunidade cristã e de cada seu membro. Observa-se aqui que Jesus dirige a Boa Nova a todos, sem excluir ninguém, aliás privilegiando os mais distantes, os sofredores, os doentes, os descartados da sociedade."
(Papa Francisco)

https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2016/documents/papa-francesco_angelus_20160124.html

"A missão de Cristo redentor, confiada à Igreja, é ainda está bem longe de ser cumprida... Um olhar global da humanidade demonstra que tal missão está ainda no início e que devemos nos empenhar com todas as forças ao seu serviço."
(Papa Bento XVI)

https://www.acidigital.com/noticias/o-anuncio-do-evangelho-e-o-servico-mais-precioso-da-igreja-a-humanidade-afirmou-bento-xvi-50358

"Quando o cristão compreende e vive a catolicidade, quando percebe a urgência de anunciar a Boa Nova da salvação a todas as criaturas, sabe que - como ensina o Apóstolo - tem de fazer-se 'tudo para todos, para salvar a todos'."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/forja-capitulo-12.htm

A Jornada Mundial da Juventude no Panamá encerra-se hoje. A próxima será em 2022, em Portugal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário