segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Catequese diária #790

28 de janeiro de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 3,22-30)

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.

28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

Santo do dia: São Tomás de Aquino.



São José Freinademetz.



Beata Olímpia (Olga Bidà).

Beata Maria Luísa Montesinos Orduña.

Beatos Águeda Lin Zhao, Jerônimo Lu Tingmei e Lourenço Wang Bing.


Quero exprimir a minha dor pela tragédia que atingiu o Estado de Minas Gerais no Brasil. Recomendo à misericórdia de Deus todas as vítimas e ao mesmo tempo rezo pelos feridos e exprimo meu afeto e proximidade espiritual às suas famílias.

Aqui no Panamá, eu pensei muito no povo venezuelano, a quem me sinto particularmente unido nestes dias. Diante da grave situação que está vivendo, convido todos a rezar, para que se possa chegar a uma solução justa e pacífica.

Rezemos pelas vítimas do ataque terrorista na catedral de Jolo, nas Filipinas. O Senhor, príncipe da paz, converta os corações dos violentos e conceda aos habitantes daquela região uma coexistência pacífica.

Vão e testemunhem o que vocês viram e ouviram, não com muitas palavras, mas com gestos simples e cotidianos. Não sei se estarei na próxima JMJ, mas Pedro certamente estará lá e confirmará vocês na fé.

Agradeço a Deus por nos ter dado a oportunidade de compartilhar esses dias e viver novamente esta Jornada Mundial da Juventude. Obrigado a todas as pessoas que nos apoiaram com suas orações e que colaboraram com seu compromisso e seu trabalho!

"A santidade não consiste em saber muito, meditar muito, pensar muito. O grande mistério da santidade é amar muito."
(São Tomás de Aquino)

Leia mais em:
https://pt.aleteia.org/2014/11/12/10-ensinamentos-de-sao-tomas-de-aquino/

"'Mas como é ruim o Senhor, não perdoa?' – Não! O Senhor perdoa tudo! Mas quem diz essas coisas está fechado ao perdão. Não quer ser perdoado! Não se deixa perdoar!"
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-os-que-blasfemam-estao-fechados-ao-perdao-37372

"A blasfêmia contra o Espírito Santo é o pecado cometido pelo homem, que reivindica o seu pretenso 'direito' de perseverar no mal — seja ele qual for — e recusa por isso mesmo a redenção. O homem fica fechado no pecado, tornando impossível da sua parte a própria conversão e também, consequentemente, a remissão dos pecados, que considera não essencial ou não importante para a sua vida. É uma situação de ruína espiritual, porque a blasfêmia contra o Espírito Santo não permite ao homem sair da prisão em que ele próprio se fechou."
(São João Paulo II)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/o-pecado-contra-o-espirito-santo-beato-joao-paulo-ii-1920-2005-papa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário