sexta-feira, 12 de abril de 2019

Catequese diária #864

12 de abril de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 10,31-42)

Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”

33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?

35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.

39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.

Santo do dia: São Júlio I, papa.


São Sabas, o Godo.


By Piotr Skarga - Żywoty Świętych Pańskich, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6802902

São Zenão de Verona.


Por Threecharlie - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=14613210

São David Uribe.


De Enrique López-Tamayo Biosca - https://www.flickr.com/photos/eltb/6502305293, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17664238

Jejuar também é mudar nossa atitude para com os outros e para com as criaturas: da tentação de "devorar" tudo para saciar a nossa ganância, à capacidade de sofrer por amor.

"A Cristo Jesus deves toda a tua vida, uma vez que Ele deu a sua vida pela tua e suportou amargos tormentos para que tu não suportes os tormentos eternos."
(São Bernardo)
"Sobre Mim em vão se arremessaram
Os que Me perseguiam; 
Em vão procuraram extinguir
A memória d'Aquele que era antes deles.
Nada pode ultrapassar o desígnio do Altíssimo,
O seu coração é superior a toda a sabedoria.
Aleluia!"
(Odes de Salomão)


"No futuro, quando for escrita a história dos nossos dias, o que se dirá de nós? Que fomos capazes de esperança, ou então que pusemos a nossa luz debaixo do alqueire? Se formos fiéis ao nosso Batismo, propagaremos a luz da esperança, o Batismo é o início da esperança, aquela esperança de Deus, e poderemos transmitir razões de vida às gerações vindouras."
(Papa Francisco)


"Não devemos esquecê-lo: em todas as atividades humanas, tem que haver homens e mulheres com a Cruz de Cristo na sua vida e nas suas obras, erguida ao alto, visível, reparadora; símbolo da paz, da alegria; símbolo da Redenção, da unidade do gênero humano, do amor que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, a Trindade Santíssima teve e contínua a ter pela humanidade."
(São Josemaría Escrivá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário