sábado, 20 de abril de 2019

Catequese diária #872

20 de abril de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 24,1-12)

1No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. 2Elas encontraram a pedra do túmulo removida. 3Mas, ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus 4e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens com roupas brilhantes pararam perto delas. 5Tomadas de medo, elas olhavam para o chão, mas os dois homens disseram: “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? 6Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galileia: 7‘O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia’”.

8Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. 9Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. 10Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos. 11Mas eles acharam que tudo isso era desvario, e não acreditaram.

12Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.

SÁBADO SANTO - VIGÍLIA PASCAL



By Md iet at English Wikipedia, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16745123




Santo do dia: Santa Inês de Montepulciano.




Santo Aniceto.



Beato Geraldo de Sales.

Santa Helena de Laurino.

Beato Domingos Vernagalli.



Beato Simão Rinalducci.



By http://adam.katolsk.no/biografi/stodi.htm (image URL), Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=10802733

Beatos James Bell e John Finch.



By Kitgehrke - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45239573

Beata Clara Bosatta.



Beato Anastásio Pankiewicz.



Novena pelas almas do Purgatório:

http://rosariopermanente.leiame.net/devocoes/almas/novena-almas.html


"O túmulo vazio quer desafiar, mover, interpelar, mas sobretudo quer encorajar-nos a crer e confiar que Deus 'Se faz presente' em qualquer situação, em qualquer pessoa, e que a sua luz pode chegar até aos ângulos mais imprevisíveis e fechados da existência. Ressuscitou da morte, ressuscitou do lugar donde ninguém esperava nada e espera-nos – como esperava as mulheres – para nos tornar participantes da sua obra de salvação."
(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-03/papa-francisco-homilia--vigilia-pascal-sabado-santo-vaticano.html

"Cada um de nós pode e deve unir-se ao silêncio da Igreja. E ao considerar que somos responsáveis por essa morte, esforçar-nos-emos para que as nossas paixões, as nossas rebeldias, tudo o que nos afaste de Deus, guardem silêncio. Mas sem estarmos meramente passivos: é uma graça que Deus nos concede quando a pedimos diante do Corpo morto do seu Filho, quando nos empenhamos por tirar da nossa vida tudo o que nos afasta d'Ele.
O Sábado Santo não é um dia triste. O Senhor venceu o demônio e o pecado, e dentro de poucas horas vencerá também a morte com a sua gloriosa Ressurreição. Reconciliou-nos com o Pai celestial: já somos Filhos de Deus! É necessário fazer propósitos de agradecimento, que tenhamos a segurança de superar todos os obstáculos, sejam de que tipo for, se nos mantivermos bem unidos a Jesus pela oração e pelos sacramentos."
(Dom Javier Echevarría)

Leia mais em:

https://opusdei.org/pt-br/article/sabado-santo/

"Na Páscoa, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Deus disse novamente: 'Faça-se a luz!'. Antes tinham vindo a noite do Monte das Oliveiras, o eclipse solar da paixão e morte de Jesus, a noite do sepulcro. Mas, agora, é de novo o primeiro dia; a criação recomeça inteiramente nova. 'Faça-se a luz!':     disse Deus. 'E a luz foi feita'. Jesus ressuscita do sepulcro. A vida é mais forte que a morte. O bem é mais forte que o mal. O amor é mais forte que o ódio. A verdade é mais forte que a mentira. A escuridão dos dias anteriores dissipou-se no momento em que Jesus ressuscita do sepulcro e Se torna, Ele mesmo, pura luz de Deus. Isto, porém, não se refere somente a Ele, nem se refere apenas à escuridão daqueles dias. Com a ressurreição de Jesus, a própria luz é novamente criada. Ele atrai-nos a todos, levando-nos atrás de Si para a nova vida da ressurreição e vence toda a forma de escuridão. Ele é o novo dia de Deus, que vale para todos nós."
(Papa Bento XVI)

https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2012/documents/hf_ben-xvi_hom_20120407_veglia-pasquale.html

"Vigiemos, pois, nesta noite em que o Senhor ressuscitou e deu início, na sua própria carne, à vida de que há pouco vos falava, a vida que não conhece a morte nem o sono. E esta carne que surgiu do túmulo não morrerá e não tornará a cair sob a lei da morte."
(Santo Agostinho)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Textos de São Josemaría para reflexão neste Sábado Santo:

http://spedeus.blogspot.com/2019/04/sabado-santo-textos-de-s-josemaria.html

Leia a clássica Homilia do Sábado Santo (séc. IV), de autor desconhecido:

https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/sabado-santo-um-grande-silencio-reina-sobre-a-terra/


Nenhum comentário:

Postar um comentário