quinta-feira, 18 de abril de 2019

Catequese diária #870

18 de abril de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 13,1-15)

1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.

6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.

8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.

10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.

11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.

12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.

QUINTA-FEIRA SANTA - CEIA DO SENHOR



Santo do dia: São Galdino.


Santa Antusa.


Santa Atanásia de Egina.

São João Isauro.

Beata Sabina Petrilli.


Por Donenricograssini - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=59948161

Beato Lucas Passi.

Beato José Morrau.

Beato Idesbaldo.


Beata Maria da Encarnação (Bárbara Avrillot).


Beato André Hibernón.


Beato Romano Archutowski.


Na Eucaristia você encontra Jesus realmente, compartilha sua vida, sente o seu amor; lá você pode experimentar que a sua morte e ressurreição são para você.

"Sem a Eucaristia a Igreja simplesmente não existiria. De fato, é a Eucaristia que faz de uma comunidade humana um mistério de comunhão, capaz de levar Deus ao mundo e o mundo a Deus. O Espírito Santo, que transforma o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Cristo, transforma também quantos o recebem com fé em membros do corpo de Cristo, de modo que a Igreja é realmente sacramento de unidade dos homens com Deus e entre eles."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2011/documents/hf_ben-xvi_ang_20110626.html

"Com efeito, a instituição da Eucaristia mostra como aquela morte, de per si violenta e absurda, se tenha tornado, em Jesus, ato supremo de amor e libertação definitiva da humanidade do mal."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_exhortations/documents/hf_ben-xvi_exh_20070222_sacramentum-caritatis.html#Sant%C3%ADssima_Trindade_e_Eucaristia_

"Antes de mais, devemos amar a Santa Missa, que tem que ser o centro do nosso dia. Se vivemos bem a Missa, como não havemos de continuar depois o resto da jornada com o pensamento no Senhor, com o desejo irreprimível de não nos afastarmos da sua presença, para trabalhar como Ele trabalhava e amar como Ele amava? Aprendemos então a agradecer ao Senhor mais outra delicadeza: que não tenha querido limitar a sua presença ao instante do Sacrifício do Altar, mas tenha decidido permanecer na Hóstia Santa que se reserva no Tabernáculo, no Sacrário."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/a-instituicao-da-eucaristia/

"Na entrada da casa, lavavam-se os pés. Mas isso não era feito pelo dono da casa, eram os escravos que faziam isso: era trabalho de escravo.
E Jesus lava como escravo os nossos pés, os pés dos discípulos. E por isso diz a Pedro: o que eu estou fazendo agora você não entende, você vai entender mais tarde.
Jesus é tanto amor que se fez escravo para nos servir, para nos curar, para nos limpar."
(Papa Francisco)

https://www.gaudiumpress.org/content/68526-Papa-aos-detentos---ldquo-Eu-tambem-preciso-ser-lavado-pelo-Senhor-

"Se o rosto de um ser amado produz em todo o nosso ser uma alteração manifesta que nos torna felizes, alegres e despreocupados, o que não fará o face do Senhor numa alma pura, quando nela vier repousar."
(São João Clímaco)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário