quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Catequese diária - 18/12/2019

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 1,18-24)

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

EXPECTAÇÃO DO PARTO DE NOSSA SENHORA (NOSSA SENHORA DO Ó)


Por DANYLLO HAMATE - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=64479488

Conheça as Antífonas do Ó!

https://franciscanos.org.br/vidacrista/especiais/oracao-de-antifonas-do-o/

Santo do dia: São Malaquias, profeta.


By Duccio di Buoninsegna - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=150369

São Vinebaldo.

Beata Nemésia (Júlia Valle).


By Anonymous, no author disclosure - https://theblackcordelias.wordpress.com/2008/12/18/blessed-giulia-nemesia-valle/, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=57028329

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Agradeço a quantos me fizeram chegar nestes dias, das mais variadas partes do mundo, as suas felicitações e votos pelas minhas Bodas de Ouro Sacerdotais e por mais um aniversário. Obrigado sobretudo pelo dom das orações.

"Seu exemplo nos ensine tantas coisas que podemos aprender na reflexão, mas antes de tudo nos dê a coragem de ir ter com ele quando não compreendemos muitas coisas, quando temos muitos problemas, tantas angústias, tantas obscuridade, e dizer-lhe simplesmente: 'Ajuda-nos, tu que sabes como caminhar na escuridão, que sabes como se escuta a voz de Deus, tu que sabes como se vai em frente em silêncio'."
(Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2017/documents/papa-francesco-cotidie_20171218_homem-da-paternidade.html

"Veneremos, portanto, o pai legal de Jesus, porque nele se pode vislumbrar o homem novo, que olha para o futuro com confiança e coragem, não segue o seu próprio projeto, mas se entrega totalmente à infinita misericórdia Daquele que torna realidade as profecias, e abre o tempo da salvação."
(Papa Bento XVI)

https://noticias.cancaonova.com/mundo/bento-xvi-destaca-exemplo-de-sao-jose-esposo-de-maria/

"Porque se destina o mistério da inocência celeste a uma noiva e não a uma virgem ainda livre? (...) É escolhida uma noiva para ser já designada a Igreja, noiva de Cristo."
(São Pedro Crisólogo)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Assim foi a fé de José: plena, confiante, íntegra, manifestada numa entrega eficaz à vontade de Deus, numa obediência inteligente. E, junto com a fé, a caridade, o amor. Sua fé funde-se com o Amor: com o Amor a um Deus que estava cumprindo as promessas feitas a Abraão, a Jacó, a Moisés; com o carinho de esposo para com Maria, e com o carinho de pai para com Jesus."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-42.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário