segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Catequese diária - 2/12/2019

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 8,5-11)

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.

Santo do dia: Santa Bibiana.



Por WikiPaintings - WikiPaintings, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=27949039

Santo Habacuc, profeta.



São Cromácio de Aquileia.

São Silvério, papa.

Beata Maria Ângela Astorch.



Beato Rafael (Melchor Chylinski).

Beato João Ruysbroeck.



Papa Francisco
@Pontifex_pt

A palavra #Advento significa vinda. O Senhor vem: está aí a raiz da nossa esperança, a segurança que entre as tribulações do mundo chegue a nós a consolação de Deus, que não é feita de palavras, mas da sua presença em meio a nós.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Com esta Carta, quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças.

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco-lettera-ap_20191201_admirabile-signum.html

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A proximidade do Senhor convida o nosso coração a aproximar-se dos nossos irmãos e irmãs com amor, a ter uma atitude de compaixão para com todos.

"Dizes que és... ninguém. - Que os outros levantaram e levantam agora maravilhas de organização, de imprensa, de propaganda. - Que têm todos os meios, enquanto tu não tens nenhum!... Está certo; mas lembra-te de Inácio:
Ignorante, entre os doutores de Alcalá*. - Pobre, paupérrimo, entre os estudantes de Paris. - Perseguido, caluniado...
É o caminho: ama e crê e sofre! O teu Amor e a tua Fé e a tua Cruz são os meios infalíveis para levares à prática e para eternizares as ânsias de apostolado que trazes no coração."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-474.htm

"Ajudando o mundo, e ao mesmo tempo recebendo dele muitas coisas, o único fim da Igreja é o advento do reino de Deus e o estabelecimento da salvação de todo o gênero humano. E todo o bem que o Povo de Deus pode prestar à família dos homens durante o tempo da sua peregrinação deriva do fato de a Igreja ser o 'sacramento universal da salvação', manifestando e atuando simultaneamente o mistério do amor de Deus pelos homens."
(Concílio Vaticano II - Constituição Gaudium et spes)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Deus falou conosco! Por conseguinte, Deus não é uma hipótese distante sobre a origem do mundo; não é uma inteligência matemática muito distante de nós. Deus interessa-se por nós, ama-nos, entrou pessoalmente na realidade da nossa história e comunicou-se a si mesmo a ponto de se encarnar. Portanto, Deus é uma realidade da nossa vida, é tão grande que tem tempo também para nós, preocupa-se conosco."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2012/documents/hf_ben-xvi_aud_20121128.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário