sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Catequese diária - 27/12/2019

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 20,2-8)

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

Santo do dia: São João, apóstolo e evangelista.


By Albert Henry Payne - https://wellcomeimages.org/indexplus/obf_images/c2/a7/aa75b311fadcc0d7a1a0844032cc.jpgGallery: https://wellcomeimages.org/indexplus/image/V0032397.htmlWellcome Collection gallery (2018-04-02): https://wellcomecollection.org/works/bqcntbny CC-BY-4.0, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36602625

Santa Fabíola.


Beato Francisco Spoto.

Beata Sara Salkahazi.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

O #presépio recorda-nos a importância de parar e contemplar. Porque só quando sabemos nos recolher podemos acolher o que é importante na vida. Só quando deixamos fora de casa o barulho do mundo é que nos abrimos à escuta de Deus, que fala no silêncio.

"Se você não é capaz de amar a Deus no concreto, não é verdade que você ama a Deus. E o espírito do mundo é um espírito de divisão e quando se infiltra na família, na comunidade, na sociedade sempre cria divisões: sempre. E as divisões crescem e vêm o ódio e a guerra … João vai além e diz: “Se alguém diz ‘Amo a Deus', mas entretanto odeia o seu irmão, é um mentiroso”, isto é, é filho do espírito do mundo, que é pura mentira, pura aparência. E isso é algo sobre o qual nos fará bem refletir: eu amo a Deus? Mas vamos fazer uma comparação e ver como você ama o seu irmão: vamos ver como você o ama."
(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa-francisco/missa-santa-marta/2019-01/papa-francisco-missa-santa-marta-amar-deus-irmao.html

"A todos proponho, hoje, a figura do apóstolo São João como exemplo de amizade íntima com Jesus Cristo, sobre a qual edificar a vida pessoal e comunitária. Assim, reclinados ao peito de Jesus, possam viver e irradiar o Seu amor sem limites na própria família e comunidade cristã."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060705.html

"Ninguém mergulhou com maior profundidade que ele na contemplação dos abismos escondidos da vida divina. Por isso, foi ele que anunciou o mistério do engendramento eterno do Verbo divino; [...] partilhou os combates do seu Senhor como só pode fazer uma alma que ama com amor esponsal; [...] conservou fielmente para nós e transmitiu-nos os testemunhos que o Salvador dava da sua própria divindade perante os seus amigos e os seus inimigos; [...] é por ele que sabemos a que participação na vida de Cristo e na vida do Deus-Trindade estamos destinados."
(Santa Teresa Benedita da Cruz)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Eu quereria - disseste-me - que João, o Apóstolo adolescente, tivesse uma confidência comigo e me desse conselhos; e me animasse a conseguir a pureza do meu coração.
Se na verdade o queres, dize-lhe isso. E sentirás ânimo e terás conselho."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-125.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário