segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Catequese diária - 23/12/2019

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 1,57-66)

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.

63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

Santo do dia: São João Câncio.



CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21244

São José Cho Yun-ho.

São João Stone.

São Sérvulo de Roma.

São Nicolau Factor.

Papa Francisco
@Pontifex_pt


O #presépio nos lembra que Deus não permaneceu invisível no céu, mas veio sobre a Terra, tornou-se homem. Fazer o presépio é celebrar a proximidade de Deus: é redescobrir que Deus é real, concreto, é Amor humilde, que desceu até nós.

"Olhemos para as pessoas que falavam deste milagre do nascimento de João, falavam com sentido de surpresa e gratidão. E, olhando isto, perguntemo-nos: como está a minha fé? É uma fé alegre ou uma fé sempre igual, uma fé plana? Tenho este sentido da maravilha quando ouço falar das obras de Deus, quando ouço falar da evangelização da vida de um santo?"
(Papa Francisco)

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/angelus-papa-lembra-a-festa-da-natividade-de-sao-joao-batista/

"Porque João preparava um povo, ao anunciar antecipadamente aos companheiros de servidão a vinda do Senhor e ao pregar-lhes a penitência, para que, quando o Senhor viesse, todos estivessem em condições de receber o perdão e de voltar para junto daquele para quem, pelos pecados que cometeram, se tinham tornado estrangeiros."
(Santo Ireneu de Lyon)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Eis aquele que vem ao mundo em circunstâncias extraordinárias, e já traz consigo o Divino chamamento. Tal chamamento provém do desígnio do próprio Deus, do Seu amor salvífico, e está inscrito na história do homem, desde o primeiro instante da concepção no seio materno. Todas as circunstâncias desta, como depois as circunstância do nascimento de João, indicam um chamamento insólito: Irás adiante do Senhor a preparar os Seus caminhos.
Sabemos que, a este chamamento, João Baptista respondeu com toda a vida. Sabemos que lhe permaneceu fiel até ao último suspiro."
(São João Paulo II)

http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/1979/documents/hf_jp-ii_hom_19790624_ordinazioni-sacerd.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário