terça-feira, 14 de março de 2023

Catequese diária - 14/03/2023

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho: Mateus 18,21-35

Jesus Cristo, sois bendito, / sois o ungido de Deus Pai!

Voltai ao Senhor, vosso Deus; / ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s). – R.

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 

25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.

28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia.

31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

Santo do dia: Santa Matilde de Ringelheim.


Por Pnapora - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33495043

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Tal como a árvore se reconhece pelos frutos, assim também a vida repleta de boas obras é luminosa e difunde pelo mundo o perfume de Cristo.

"Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam."
(Mt 6,12)

"Qual punhado de areia caindo no vasto oceano, assim são as faltas das criaturas em comparação com a providência e a piedade de Deus. E, da mesma forma que uma nascente que jorra com abundância não pode ser bloqueada por um punhado de terra, tampouco a compaixão do Criador pode ser vencida pela malícia das criaturas. Quem guarda ressentimento quando reza é como um homem que semeia no mar e espera colher do que semeou."
(Santo Isaac o Sírio, monge)


"Se o perdão de que necessitamos estivesse em função dos nossos méritos, nasceria agora na nossa alma uma amarga tristeza. Mas, graças à bondade divina, o perdão nos vem da misericórdia de Deus."
(São Josemaria Escrivá)


"Perdoar. Perdoar com toda a alma e sem resquício de rancor! Atitude sempre grande e fecunda. - Esse foi o gesto de Cristo ao ser pregado na Cruz: 'Pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem'. E daí veio a tua salvação e a minha."
(São Josemaria Escrivá)



By MOs810 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=114714830

Nenhum comentário:

Postar um comentário