quinta-feira, 30 de março de 2023

Catequese diária - 30/03/2023

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Jo 8,51-59)

— Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!

— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz. Não fecheis os corações como em Meriba! (cf. Sl 94(95),8ab)

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”

54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

Santo do dia: São João Clímaco.


São Leonardo Murialdo.


Beato Amadeu IX.


Por Laurom - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7407735

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Estou comovido com as muitas mensagens recebidas nestas horas e expresso a todos a minha gratidão pela proximidade e oração.

"Onde decorreu o encontro [de Abraão com os três visitantes]? 'Junto ao carvalho de Mambré', palavra que significa visão ou perspicácia. Vede bem em que sítios o Senhor combina os seus encontros! Pois não é verdade que as qualidades de perspicácia e clarividência de Abraão agradaram ao Senhor? Que ele tinha pureza de coração, o que lhe permitiu ver a Deus (cf Mt 5,8)? É em lugares assim e em corações assim que o Senhor reúne os seus convivas!"
(São Cesário de Arles)


"Mas, então, por que não se apresenta agora em toda a sua glória? Porque o seu reino não é deste mundo, embora esteja no mundo. Replicou Jesus a Pilatos: Eu sou rei. Para isso nasci: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que pertence à verdade escuta a minha voz. Os que esperavam do Messias um poderio temporal, visível, enganavam-se, porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, paz e gozo no Espírito Santo."
(São Josemaria Escrivá)


"O encontro pessoal com Aquele que é a verdade em pessoa impele-nos a partilhar este tesouro com os outros, especialmente através do testemunho.
Queridos amigos, não hesiteis em seguir Jesus Cristo. N’Ele encontramos a verdade sobre Deus e sobre o homem."
(Papa Bento XVI)



By Nheyob - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18432473

Nenhum comentário:

Postar um comentário