quarta-feira, 8 de março de 2023

Catequese diária - 8/03/2023

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 20,17-28)

— Salve, Cristo, luz da vida, companheiro na partilha!

— Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8,12)

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.

20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

Santo do dia: São João de Deus.


By Manuel Gómez-Moreno González - [2], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=19278236

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Todo batizado é enviado a anunciar a Boa Nova, amando e servindo os outros. Não podemos permanecer como meros espectadores; o zelo apostólico nos impulsiona a buscar sempre novas formas de anunciar e testemunhar o amor de Deus. #AudiênciaGeral

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos para que a #mulher, cada mulher, seja respeitada, protegida e valorizada: cometer violência contra uma mulher e uma mãe é fazê-lo contra o próprio Deus, que de uma mulher, de uma mãe, assumiu a condição humana.

"Quando o cálice da amargura transbordar, 
e tudo contra ela haja conspirado, 
e a alma for ao Jardim das Oliveiras orar, 
está a minha defesa em Jesus Crucificado. 

Quando a alma, sentindo a sua inocência, 
aceita esse sofrimento por Deus dado, 
o coração paga com amor a penitência 
torna a fraqueza onipotência, Jesus Crucificado."
(Santa Faustina)


"Servir os outros, por Cristo, exige que sejamos muito humanos. Se a nossa vida for desumana, Deus nada edificará sobre ela, pois normalmente não constrói sobre a desordem, sobre o egoísmo, sobre a prepotência. Temos que compreender a todos, temos que conviver com todos, temos que desculpar a todos, temos que perdoar a todos. Não diremos que o injusto é justo, que a ofensa a Deus não é ofensa a Deus, que o mau é bom. No entanto, perante o mal, não responderemos com outro mal, mas com a doutrina clara e com a ação boa: afogando o mal em abundância de bem. Assim Cristo reinará na nossa alma e nas almas dos que nos rodeiam."
(São Josemaria Escrivá)



By Dominique Maquel - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=74929640

Nenhum comentário:

Postar um comentário