domingo, 5 de março de 2023

Catequese diária - 5/03/2023

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 17,1-9)

— Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória!

— Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós. (cf. Lc 9,35)

Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus.

4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!”

6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”.

8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.

Santo do dia: São João José da Cruz.

By Unknown author - [1] org. upload , org. sourced at - Magnificat.ca, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=6606328

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O #EvangelhodeHoje (Mt 17,1-9) nos ensina como é importante estar com Jesus: é estando com Ele que aprendemos a reconhecer, no seu rosto, a beleza luminosa do amor que se doa, mesmo quando carrega os sinais da cruz.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Rezo pelas numerosas vítimas do naufrágio de Cutro, perto de Crotone. Renovo o meu apelo a todos para que semelhantes tragédias não se repitam. Que os traficantes de seres humanos sejam detidos, que não continuem dispondo da vida de tantos inocentes!

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Nestes dias, o pensamento se voltou muitas vezes para as vítimas do acidente de trem na Grécia: muitos eram jovens estudantes. Rezo pelos defuntos. Estou próximo aos feridos, aos familiares. Que Nossa Senhora os conforte.

"É por isso que este rosto possui tal beleza e tal claridade: porque é o rosto da beleza eterna, do amor eterno. É mais fácil contemplares o Sol que contemplares este rosto. Com efeito, a profusão do amor irradia, cintila com um brilho tão sublime, tão fulgurante, que ultrapassa, de forma inconcebível para os nossos sentidos, todos os atos da compreensão humana que fixam na alma o conhecimento dos assuntos mais diversos."

(Santa Hildegarda de Bingen)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"O mistério da transfiguração não deve ser separado do contexto do caminho que Jesus está a percorrer. Ele já se orientou decididamente para o cumprimento da sua missão, sabendo bem que, para alcançar a ressurreição, deverá passar sempre através da paixão e da morte de cruz. (...) Jesus quer que esta luz possa iluminar os seus corações quando atravessarem a escuridão espessa da sua paixão e morte, quando o escândalo da cruz for para eles insuportável. Deus é luz, e Jesus deseja doar aos seus amigos mais íntimos a experiência desta luz, que habita n’Ele."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20120304.html

"Como vai a tua vida de oração? Não sentes às vezes, durante o dia, desejos de conversar mais com Ele? Não lhe dizes: mais tarde te contarei isto, mais tarde conversarei sobre isto contigo?

(...)

A oração se torna contínua, como o palpitar do coração, como o pulso. Sem essa presença de Deus, não há vida contemplativa; e, sem vida contemplativa, de pouco vale trabalhar por Cristo, porque, se Deus não edifica a casa, em vão trabalham os que a constroem."

(São Josemaria Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-8.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário