sexta-feira, 17 de março de 2023

Catequese diária - 17/03/2023

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mc 12,28b-34)

— Glória a vós, Senhor Jesus, Primogênito dentre os mortos!

— Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o Reino de Deus! (Mt 4,17)

Naquele tempo, 28bUm mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' 29Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'. 32O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

Santo do dia: São Patrício.


Por Popular Graphic Arts - Library of CongressCatalog: http://lccn.loc.gov/2003688812Image download: https://cdn.loc.gov/master/pnp/cph/3a30000/3a32000/3a32400/3a32475u.tifOriginal url: http://hdl.loc.gov/loc.pnp/cph.3a32475, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=65882545

São João Sarkander.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Vamos dar a Deus o primeiro lugar na Confissão. Se o protagonista for Ele, tudo se torna belo e confessar-se torna-se o sacramento da alegria; não do medo e do julgamento, mas da alegria. #24horasparaoSenhor

Meditemos a Via Sacra hoje!


"Meu Deus, eu Te amo, mas... ensina-me a amar!"
(São Josemaria Escrivá)


"Esta é uma das principais novidades do ensinamento de Jesus e faz-nos compreender que não é amor verdadeiro a Deus o que não se expressa no amor ao próximo; e, da mesma forma, não é amor verdadeiro ao próximo o que não se inspira no relacionamento com Deus."
(Papa Francisco)


"O amor tem necessariamente as suas manifestações características. Às vezes, fala-se do amor como se fosse um impulso para a satisfação própria, ou um simples recurso para completarmos em moldes egoístas a nossa personalidade. E não é assim: amor verdadeiro é sair de si mesmo, entregar-se. O amor traz consigo a alegria, mas é uma alegria com as raízes em forma de cruz."
(São Josemaria Escrivá)


"Não sabemos suficientemente o que Deus quer do nosso coração, não aprendemos suficientemente de Jesus no Evangelho que Deus não rejeita o coração que criou, que Deus quer e pode converter o nosso coração, que Deus quer que O amemos 'com todo o coração', que a caridade ultrapassa o nosso coração, mas é no nosso coração que 'toma carne' em nós. Jesus não veio arrancar-nos o nosso coração mau e fazer de nós homens sem coração; veio dar-nos um coração novo, capaz de se tornar semelhante ao dele. O Evangelho ensina-nos, mostra-nos, propõe-nos, duma ponta à outra, a conversão do coração.
Para vivermos, temos de amar. O Sagrado Coração, o coração de Cristo, mostra-nos como seremos quando ressuscitarmos do pecado e vivermos da vida eterna."
(Venerável Madeleine Delbrêl)



By Ministério da Cultura - Ministro prestigia Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=62769747

Nenhum comentário:

Postar um comentário